Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Evento reunirá profissionais para treinamento de boas práticas e bem-estar animal

por Camila Agostini

Atividades serão realizadas de 23 a 25/04, na Casa da Cultura de Marau

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Profissionais ligados à área de abate de animais estarão reunidos em Marau na próxima semana, para treinamento de boas práticas e bem-estar animal. As atividades ligadas ao Programa Alimento Seguro acontecem nos dias 23, 24 e 25, na Casa da Cultura. O cronograma de ações é direcionado à capacitação de médicos veterinários, estudantes de Medicina Veterinária, servidores da inspeção de órgãos municipais, estaduais e federais, além de servidores que atuam no trabalho de fiscalização agropecuária. O evento tem apoio da Superintendência Federal de Agricultura SFA/RS, em conjunto com a Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal (CBPA) da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI).

Segundo a médica veterinária Solange Durigon, responsável pela coordenação do programa Alimento Seguro da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau, esta será a terceira edição do treinamento, ministrado por painelistas de reconhecimento nacional, indicados e remunerados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Solange destaca que as abordagens incidem sobre o alinhamento da legislação vigente que regulamenta as atividades do setor agropecuário brasileiro para o atendimento às exigências da sociedade brasileira e dos consumidores, com foco na solução de problemas e atualização profissional.

As atividades iniciam na terça-feira, 23/04, com apresentação de conceitos, indicadores e protocolos de avaliação. Na mesma data, à tarde, será realizada palestra sobre atualização em bem-estar nas cadeias produtivas. Na quarta-feira, 24/04, os temas abordados serão: atualização em transporte de animais vivos, novos conhecimentos em deopopulação; bem-estar animal e insensibilização em abate de bovinos, demais ruminantes e suínos. No último dia, quinta-feira, 25/04, as atenções estarão direcionadas à legislação e fiscalização em bem-estar animal sob perspectiva jurídica e bem-estar animal e insensibilização em abate de aves e peixes. Os encontros têm início às 8h e se estendem até às 18h, com intervalo para almoço.

Programa Alimento Seguro: projeto ligado à ACIM - Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau, o Alimento Seguro foi criado em 2017 com o propósito de capacitar e credenciar os profissionais marauenses que atuam em estabelecimentos comerciais do setor alimentício. As empresas que aderem ao programa, participam de módulos de capacitação e consultoria para os agentes envolvidos na comercialização, manipulação, produção e fornecimento de alimentos à população de Marau e região. Participam do programa, açougues, mercados, padarias e serviços de alimentação, associados ou não da ACIM. A conquista do selo de qualidade ocorre após o cumprimento de todas as etapas de cada módulo e auditoria final. Desde o início dos trabalhos, quatro empesas foram credenciadas com o selo de qualidade Ouro e cinco com selo de qualidade Prata.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais