Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretário Municipal da Saúde responde a críticas pela falta de médicos na UBS do bairro Serrano

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Ele afirma que um dos motivos é a dificuldade para contratar novos profissionais

Foto: Pablo Ribeiro

O secretário da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, concedeu entrevista durante o programa Conectado desta terça-feira (19) para falar sobre a falta de médicos na Rede Básica de Saúde de Caxias do Sul. Ele comentou os protestos que ocorreram nesta segunda-feira (18) em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Serrano, em que moradores relatam a falta de médicos Clínicos Gerais e Pediatras. Segundo Freitas, o problema de falta de profissionais é histórico e ele relata que a situação ocorre porque os médicos que atendem na Estratégia de Saúde da Família têm contratos temporários e podem desistir do cargo a qualquer momento, sem aviso prévio. “Hoje temos 47 equipes de Estratégia da Saúde da Família e destas seis equipes estão com falta de médicos. O caso da UBS Serrano é o mais grave”, afirmou.

Freitas também afirmou que a Secretaria da Saúde já está em busca de profissionais para ocupar as vagas em aberto, porém ele reiterou a dificuldade em conseguir médicos para assumir os atendimentos nas UBSs. “O setor de Recursos Humanos da Secretara Municipal da Saúde está entrando em contato com a Universidades de Caxias do Sul e com outras cidades do Estado em busca de currículos para preencher as vagas”. O secretário também disse que dos 30 médicos concursados e nomeados pela prefeitura no início deste ano, apenas três assumiram o cargo.

Sobre a reforma do antigo Pronto Atendimento 24H, que será reaberto como Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA III), Freitas afirmou que a expectativa é de que as obras sejam concluídas até o início do inverno. Ou seja, até o mês de junho a UPA III deve estar em pleno funcionamento, segundo o secretário.

Durante a entrevista, Freitas também comentou sobre a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte (UPA Zona Norte). Ele disse que o problema ocorre porque usuários com casos de menos risco, que poderiam ser atendidos nas UBSs, procuram consultas no local. Ouça entrevista completa no link abaixo da foto.      

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais