Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul realiza encontro com municípios para tratar de manutenção de hospitais

por Vania Cassol

A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 19/11. Na pauta uma agenda conjunta para garantir recursos para saúde.

A preocupação deve-se aos atrasos e redução nos repasses por parte do governo do estado, bem como a defasagem na tabela SUS.

Ainda nesta terça, a entidade representativa dos hospitais manifestou apoio à Nota Pública da Confederação das Santas Casas enviada a todos os parlamentares, aos Ministérios da Saúde, Planejamento e Fazenda, e para a Casa Civil.

Na Nota Pública, a Confederação pede a atenção para a alocação de recursos adicionais no orçamento da Saúde de, no mínimo, R$ 10 bilhões/ano; e a celeridade na tramitação do PL 744/2015 do Senado Federal, que cria o Programa de Financiamento Preferencial às Instituições Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos - Pró-Santas Casas.

Apenas em 2015, 218 hospitais sem fins lucrativos, 11 mil leitos e 39 mil postos de trabalho foram fechados por causa da falta de financiamento da Saúde. Segundo dados da CMB, a dívida do segmento filantrópico, que hoje representa mais de 50% dos atendimentos do SUS. No Rio Grande do Sul, o último levantamento aponta uma dívida de aproximadamente R$ 210 milhões acumulados desde dezembro de 2015.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais