Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

UBSs caxienses estão com vacina pentavalente em falta

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Doses serão aplicadas apenas em crianças na fila de espera. Abastecimento deve voltar em novembro

Foto: EBC/Divulgação

A vacina pentavalente está em falta nas unidades básicas de Caxias do Sul. A informação foi confirmada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andrea Dal Bó. O imunizador protege contra múltiplas doenças, como tétano, coqueluche, hepatite B e difteria.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, ela afirma que a carência é em nível nacional. A justificativa está em problemas na produção e na qualidade das vacinas, uma vez que não passaram pelo controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O problema da vacina pentavalente é um nacional e mundial com relação a produção e a qualificação das doses. Então, existe um processo de qualificação e alguns quantitativos adquiridos pelo Ministério da Saúde não passaram pelo controle de qualidade. ”, explica.

Essa necessidade também é confirmada pelo Ministério da Saúde. No site do órgão, coloca-se que “o abastecimento está parcialmente suspenso desde julho de 2019, porque os lotes foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”. O Governo Federal confirma que 6,6 milhões de doses chegaram de forma gradual em agosto. Em Caxias do Sul, 700 doses foram distribuídas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nesta semana. O abastecimento seria normalizado no mês que vem, segundo o Ministério da Saúde. “Recebemos um quantitativo de 700 vacinas pentavalentes e distribuímos para todas as UBSs de acordo com a população de cada unidade. Mas, ainda vamos ter esse problema até novembro, quando o Ministério da Saúde se prometeu um novo fornecimento. ”, revela.

A vacina pentavalente é aplicada em crianças recém-nascidas, com 2,4 e 6 meses de idade. A coordenadora da vigilância lembra que as pessoas em fila de espera podem se dirigir a sua UBS para vacinação. Quem necessita, mas não está na lista, deve esperar até novembro. “Temos algumas listas de espera, as pessoas que estiverem nelas podem ir às UBSs para receber a vacina. Mas, aquelas que estiverem fora [da lista], infelizmente, terão que aguardar até novembro, quando possivelmente teremos a regularização disso. ”,

Em contato com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), foi informado que as doses estão em falta desde julho para as 49 cidades que a entidade distribui. Em outubro, o órgão recebeu 1.600 vacinas extras para dividir entre os municípios. Normalmente, 3.600 doses são recebidas por mês.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais