Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Hospital Virvi Ramos testa equipamento para desinfecção do ar

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Desenvolvido pela BioLambda, aparelho será testado por dois meses para verificar eficiência contra bactérias e vírus, como o da Covid-19

Foto: Divulgação / Hospital Virvi Ramos

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, foi escolhido pela empresa BioLambda, de São Paulo, para testar um equipamento de desinfecção do ar. Chamado UV Air 250, o aparelho promete eliminar até 99,9% dos vírus, bactérias, fungos e parasitas presentes no ambiente.

O equipamento foi instalado no início do mês de abril na UTI 4 do Hospital Virvi Ramos, que atende exclusivamente casos de Covid-19 e ficará lá em fase de teste por 60 dias. Seu funcionamento será acompanhado pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da instituição.

Conforme a Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Virvi Ramos, Viviane Piccoli Calgaro, a presença do equipamento não elimina os demais cuidados que vêm sendo tomados. “O propósito é diminuir a carga viral do ambiente em que temos pacientes positivos ou com suspeita da doença. Isso só não retira o uso dos EPIs. Todo o cuidado que a gente tem que ter com distanciamento dentro do setor, com o uso de EPIs, locais arejados, tudo isso a gente mantém. Esse equipamento é um ganho a mais pra equipe. Então, em momentos que a gente tem uma exposição da equipe com disseminação de aerossóis, por exemplo, numa intubação, esse equipamento auxilia retirando essa carga viral de dentro do ambiente”, explicou.     

O equipamento móvel é ligado à rede elétrica e funciona sugando o ar ambiente por meio de um filtro G4. Depois, o ar trafega por 2 segundos em uma câmara espelhada contendo lâmpadas de baixa pressão de vapor de mercúrio e geradoras de alta potência de luz Ultravioleta-C, para então ser devolvido ao ambiente, já purificado.

Após o período de teste, será avaliada a eficiência do equipamento e se o mesmo será ou não adquirido pelo hospital. O valor do equipamento não foi informado. Confira mais detalhes em “Ouvir Notícia”.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais