Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Nutrição: mitos e verdades sobre alimentos do dia a dia

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo está disponível, também, no áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução / Agência Brasil

Os cuidados com a saúde e com a estética do corpo normalmente estão ligados a alguma mudança na alimentação, algumas pessoas optam por restringir alimentos e outras por reduzir o consumo. As complicações surgem quando essas mudanças são feitas sem a orientação de um profissional da saúde ou baseadas em senso comum. Como explica a nutricionista Carla Camargo, hoje existem muitos mitos que fazem com que alimentos importantes sejam cortados, entre eles, estão os ovos, leite, sal e glúten: 

Ovo - O mito em torno dos ovos está ligado ao aumento do colesterol. De acordo com Carla, essa só é uma preocupação quando o consumo for exagerado ou quando a pessoa já possui o colesterol alterado. O consumo do ovo é muito indicado, principalmente, pelo fato de ser um dos alimentos mais completos que possuímos. Se consumido diariamente em porções adequadas, explica a nutricionista, o ovo auxilia na prevenção de diversas doenças, isso porque, ele é rico em vitaminas e minerais. 

Leite - O leite também tem papel importante na rotina alimentar, principalmente, para a prevenção de doenças como a osteoporose. A principal reclamação dos pacientes é em relação a quantidade de gordura presente no leite, porém, a bebida só irá prejudicar a pessoa em casos de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. 

Glúten - O glúten é uma proteína presente nas farinhas, necessária para o crescimento e a fermentação dos alimentos. Ele não costuma fazer mal, explica a nutricionista, o cuidado deve ser apenas para quem tem algum tipo de intolerância à proteína ou propensão a desenvolver alguma doença cardiovascular e diabetes. 

Sal - Quando consumido em quantidades adequadas e sem exagero, o sal não representa um risco à saúde. No caso da substituição do sal, a nutricionista chama a atenção para os produtos que serão comprados, muitos mercados, explica ela, vendem produtos falsificados, além disso, trocar o sal mas continuar consumindo em excesso não trará resultados. 

A entrevista completa com Carla Camargo está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais