Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Pediatra recomenda lavagem nasal para crianças de todas as idades

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Prática da lavagem nasal pode ser realizada uma vez ao dia, especialmente quando a criança apresenta grande quantidade de secreção nasal

Pediatra Marina Bocchi
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

Em entrevista para a Tua Rádio Cacique, nesta sexta-feira, 16 de junho, a pediatra Marina Bocchi recomendou a lavagem nasal como um procedimento benéfico para crianças de todas as idades. Segundo a médica, a prática auxilia na prevenção de gripes e outros problemas respiratórios.

Atualmente, existem diversos dispositivos disponíveis para realizar a lavagem nasal, sendo a seringa o mais conhecido deles. O líquido ideal para a lavagem é o soro fisiológico, porém, água fervida e filtrada, assim como água mineral, também podem ser utilizadas.

A quantidade de soro a ser aplicada varia de acordo com a faixa etária da criança. Para recém-nascidos e crianças menores de um ano, recomenda-se o uso de 1 ml para cada narina. Já para crianças a partir de um ano, a quantidade pode chegar a até 10 ml por narina.

A lavagem nasal não apresenta grandes riscos, no entanto, algumas crianças podem sentir desconforto, como pressão e dores de ouvido. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e ajustar a técnica conforme a reação individual de cada criança.

A prática da lavagem nasal pode ser realizada uma vez ao dia, especialmente quando a criança apresenta grande quantidade de secreção nasal. Além de auxiliar na prevenção de gripes, a lavagem também contribui para a limpeza das vias respiratórias, facilitando a respiração e proporcionando alívio nos casos de congestionamento nasal.

É fundamental ressaltar que antes de iniciar qualquer procedimento, é importante consultar um médico para obter orientações específicas e adequadas ao caso de cada criança. A lavagem nasal pode ser uma aliada importante na promoção da saúde respiratória das crianças, contribuindo para seu bem-estar e qualidade de vida.

Para mais informações sobre cuidados com a saúde das crianças, recomenda-se buscar orientação médica especializada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais