Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Atividades físicas auxiliam tratamento e recuperação de pacientes com câncer de mama

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Estudos comprovam eficácia do exercício regular

Foto: Divulgação

Está comprovado que a realização de atividade física regularmente diminui o risco de desenvolvimento de diversas doenças, como o câncer de mama. Ainda assim, é comum surgirem dúvidas quando a atividade física envolve pacientes em situações especiais como o tratamento oncológico. No entanto, mesmo nesses casos, a realização de exercícios continua bem-vinda e a diferença é que os movimentos devem ser específicos e orientados.

Em relação às pacientes que tiveram câncer de mama, o exercício tem um papel importante na manutenção do condicionamento físico e na retomada gradual dos movimentos de braços, ombros e tórax após a cirurgia de remoção do tumor. A atividade irá contribuir para amenizar o desconforto pós-operatório e o Instituto Nacional do Câncer recomenda que os primeiros movimentos sejam realizados de maneira precoce durante o pós-operatório, de acordo com a recomendações da equipe médica e de fisioterapia.

Além disso, o risco de recaída também é menor em mulheres que praticam exercícios e esportes. Estudos sugerem que três horas por semana reduziriam o risco de recorrência em 20% e essa taxa sobe para 50% para mulheres que praticam nove horas de esporte por semana. No tratamento oncológico, com quimio ou radioterapia, os exercícios são excelentes aliados para aliviar os efeitos colaterais, cansaço e a dor e ainda fortalecer as articulações e os músculos. Porém, sempre deve haver um acompanhamento especializado. Em qualquer circunstância, a atividade física também é fundamental para colaborar no combate ao estresse e a ansiedade, tão comuns nessas situações de doenças.

A mastologista da Oncoclínicas RS, Betina Vollbrecht, ampliou o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta sexta-feira. Confira o áudio na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais