Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Porto Alegre sedia o XIV Seminário de Prevenção ao HIV e Assembleia Nacional da Pastoral da Aids

por Ivan Sgarabotto

O tema 'E por falar em prevenção...' será discutido até este domingo

Foto: Divulgação

O XIV Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, ocorre de 14 a 16 de outubro, no Auditório Dom Helder Câmara (Rua Tomás Edison, 212 – ao lado da Igreja Santo Antônio do Partenon), em Porto Alegre\RS. Cerca de 90 agentes da Pastoral da Aids de todo o Brasil com representação de 20 estados brasileiros participam do evento, promovido pela Pastoral da Aids, com o apoio da Casa Fonte Colombo – Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva – HIV e da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Estef, ambas instituições mantidas pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul.

Programação

A partir do tema “E por falar em prevenção...” o evento inicia nesta sexta-feira, 14, contemplando na programação da manhã, reuniões de articulação por Regionais; a partir das 15h40min, o assessor da Pastoral da Aids, frei Luiz Carlos Lunardi, apresenta Um contexto em mudança, seguida pela palestra É possível ampliar o campo da prevenção? com o secretário executivo da Pastoral da Aids, frei José Bernardi;  e finaliza com debates entre os participantes.

No sábado, 15, será apresentada a Campanha de Prevenção do dia 1º de dezembro; Osman Bernardi, agente da Pastoral e mestre em sociologia, falará às 9h30min sobre A Pastoral e suas ações; Rubens Duda, técnico do Departamento de Aids da Prefeitura de São Paulo, apresentará comentários aos dados apresentados. A partir das 14 horas, será discutido e elaborado o Plano Pastoral 2017-2019; ocorrem grupos de trabalho; plenário para aprovação do Plano e encerra o dia com eleição e posse.

No domingo, 16, a partir das 8h30min, será apresentado o assunto Que agente precisamos para uma Pastoral em saída? com a presença de Dom Eugênio Rixen, bispo referencial da CNBB para a Pastoral da Aids e também presidente desta Pastoral.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer as práticas tendo em vista a qualificação das ações dos inúmeros agentes atuando em todo o Brasil, bem como, os atuais números da epidemia. Com base nestes dados, os agentes definirão o plano de ação da Pastoral para os próximos anos, considerando o papel complementar da ação da igreja no enfrentamento da epidemia.

Segundo frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral da Aids, este é um evento que acontece anualmente sobre os desafios que a epidemia apresenta no campo da prevenção. Ele acredita que “enquanto há novas infecções, ainda temos necessidade de respostas novas e de novas estratégias para evitar que o contágio continue”. Por reunir diversas lideranças, ele acredita que “é uma oportunidade para animar as equipes que se dedicam em todo o Brasil e incentivar práticas promissoras”. “O evento deste ano é importante também, porque estabelece as linhas de ação da igreja no campo da aids para o próximo triênio”, acrescenta. 

Para frei Luiz Carlos Lunardi, assessor da Pastoral da Aids, o seminário traz novamente a preocupação da prevenção e quer conscientizar e comprometer os agentes no engajamento e na disseminação de informação correta e segura para a prevenção. O momento também será de integração, celebração e compromisso para as equipes de pastoral espalhadas nas dioceses do Brasil. De acordo com o assessor, a novidade que o seminário quer trabalhar é reafirmar aos agentes de pastoral, lideranças do movimento social e gestores que estarão presentes, que ainda se faz necessário investir na prevenção e que precisamos urgentemente dialogar - gestão, sociedade civil, serviços e sociedade - na busca de unidade e consenso para um eficaz enfrentamento do HIV e da Aids”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais