Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Caxias trabalha em projeto para reduzir espera por procedimentos especializados

por Pablo Ribeiro

​Proposta está na fase de busca de hospitais interessados em realizar os atendimentos

Foto: Freepik/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, trabalha em um projeto para diminuir a demanda reprimida por cirurgias eletivas (não urgentes), consultas e exames com especialistas e também para implantação de aparelho auditivo. A proposta está em fase de busca de hospitais interessados em realizar os atendimentos.

A estimativa é realizar cerca de 2,3 mil exames especializados, 660 cirurgias e 12,3 mil consultas com especialistas. Além disso, é projetado ampliar de 156 para 186 o número de aparelhos auditivos implantados ao mês.

O projeto foi elaborado pelo Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), com base nas demandas reprimidas em cada especialidade. Ainda não há data prevista para início.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, assim como os mutirões que são realizados periodicamente, esta é mais uma iniciativa que busca diminuir o tempo de espera para quem precisa de algum atendimento que não é urgente. Estas melhorias estão sendo trabalhadas em todas as esferas, desde a Atenção Primária, que em breve terá a nova central telefônica para agendamento de consultas, até os procedimentos especializados.

Atualmente, a demanda reprimida é de 7,7 mil cirurgias eletivas para pacientes de Caxias e 2,1 mil para pacientes de outros municípios que precisam realizar os procedimentos em hospitais de Caxias; 10,5 mil exames especializados; e 26,5 mil consultas com especialistas.

O projeto será custeado com R$ 6.206.155,90 provenientes da Portaria Nº 769 de 28 de junho de 2023, do Governo Federal, por intermédio do deputado federal Maurício Marcon.

A Secretaria da Saúde também prevê, para o segundo semestre de 2023, a realização de mutirões de consultas e de pequenas cirurgias, a exemplo dos anos anteriores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais