Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Secretaria da Saúde de Caxias divulga nota sobre vistoria do Cremers à UPA 24h

por Daniel Lucas Rodrigues

Pasta diz que ainda não recebeu o relatório da visita

Isadora Martins
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul emitiu, no começo da tarde desta segunda-feira (15) uma nota em que comenta sobre a vistoria do Cremers à UPA 24h na última sexta-feira.

Confira a nota na íntegra:

"Em relação à vistoria realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H), na última sexta-feira (12/07), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que ainda não recebeu o relatório da visita. Porém, diante das informações veiculadas pela imprensa nos últimos dias, a SMS considera importante antecipar alguns esclarecimentos:

- Quanto à composição da equipe médica, a Portaria nº10 GM/MS, de 3/1/17, preconiza um quantitativo total de cinco médicos no turno diurno e quatro à noite para UPA’s com a capacidade operacional verificada na unidade de Caxias do Sul. A UPA 24H disponibiliza ainda mais profissionais do que o recomendado pela legislação. A unidade conta, no mínimo, com cinco clínicos durante o dia e quatro à noite, para atendimento de adultos; e três durante o dia e três à noite, exclusivamente para atendimento de crianças, totalizando oito médicos no período diurno e sete à noite. Além disso, a escala é completada por um médico de reforço para atendimento infantil, das 18h às 24h, totalizando quatro neste período de maior demanda; e outro de reforço para assistência aos adultos, das 20h às 24h, somando cinco nessas quatro horas.

- O médico que atendia a sala vermelha da UPA 24H no momento da vistoria do Cremers é o rotineiro da unidade. Na sexta-feira (12/07), atuou juntamente com outro colega pela manhã e também à tarde e parte da noite. O mesmo desempenhou tal função sozinho das 20h às 24h. Tal carga horária é normal para médicos plantonistas.

- No que se refere à necessidade de um médico radiologista no setor de diagnóstico por imagem, reitera-se que tal apontamento do Cremers não tem amparo legal. Este profissional só é exigido em serviços que emitem laudos. Sendo a UPA 24H unidade de atendimento de urgência e emergência, não emite laudos de radiografias. Tais exames são avaliados pelos clínicos da unidade apenas para fins de diagnóstico de urgência. Portanto, não há qualquer irregularidade quanto a este aspecto.

- A respeito da retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na unidade, informa-se que ocorre temporariamente, por período de curta duração, não só na UPA 24H como também nos hospitais, até que se providencie leito para o paciente, desde que não haja prejuízo aos atendimentos de responsabilidade do Samu, o que nunca ocorreu.

A SMS reitera que é a principal interessada em prestar um atendimento resolutivo e de qualidade à população. Sempre que necessário, ajustes são feitos visando melhorar os serviços oferecidos.

A UPA 24H passa por avaliação trimestral, com base em plano de metas, conforme previsto no contrato de gestão compartilhada. A avaliação é feita por uma comissão formada por representantes da SMS, do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do IGH. Essa mesma comissão deu parecer favorável à renovação do contrato de gestão compartilhada com o IGH, em setembro de 2018, atestando a vantajosidade de tal parceria.

Periodicamente, a SMS também realiza reuniões com os representantes da unidade. Além disso, uma servidora da SMS trabalha diretamente na UPA 24H para otimizar a integração com a rede e apontar as necessidades de melhorias.

Por fim, a SMS repudia a conduta do Cremers, que antes mesmo de notificar oficialmente as instituições interessadas vai à imprensa divulgar suas “impressões”, sem o cuidado de checá-las, sem o compromisso de esclarecer a verdade. Essa conduta em nada contribui para a melhoria da saúde pública. Ao contrário, apenas dá margem para boatos e cria insegurança na população."

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais