Vacinação contra a gripe chega a todas UBSs de Caxias do Sul
Município recebeu mais um lote com 34 mil imunizantes do Estado
A Campanha da Vacinação que iniciou no dia 28 de março segue em Caxias do Sul. No final da tarde de segunda-feira (13/04) o Município recebeu mais um lote com 34 mil imunizantes do Estado. As doses já estão sendo distribuídas, gradativamente, entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão em falta e nas do interior que ainda não haviam recebido a vacina contra a gripe (Influenza). Portanto, as 48 UBSs seguirão ofertando as imunizações que contemplam tanto o calendário de rotina, quanto a vacina da gripe para grupos prioritários.
“Estamos reforçando enquanto Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica a estratégia de vacinação contra a influenza de 2026, que iniciou com vacinação no dia 28 de março, no dia D nacional. A gente já recebeu três remessas. Agora recebemos uma remessa expressiva do quantitativo de 34 mil doses. No total a gente já recebeu 33% das doses necessárias. A gente tem um público-alvo de quase 190 mil pessoas a serem vacinadas. Nesse público entra todas as pessoas de rotina (grupos prioritários) para aplicação da influenza, porque com atualização das cepas que mais agravam, geram as hospitalizações dos grupos alvo. A nossa meta é atingir 90% das crianças, dos gestantes e dos idosos. Essa é uma meta estipulada pelo Ministério da Saúde”, aponta a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andiara Kaefer.
De acordo com a SMS, a primeira remessa dos imunizantes havia sido distribuída em 23 UBS, já na segunda, todas unidades receberam doses. Nesta terceira remessa, terceira remessa todas as UBSs estão sendo reabastecidas, inclusive as do interior do Município, que não havia recebido ainda as doses para a vacinação contra a gripe. Ao longo da semana todas as unidades básicas serão abastecidas.
Comentários