Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

UBSs abrem sábado para atualizar caderneta de vacina de crianças e adolescentes

por Luiz Fernando

Todas Unidades farão atualização da caderneta, também será aplicado imunizante contra o covid.

Foto: Maicon Duarte/Divulgação

Neste sábado (16) ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e Vacinadoras (UBSs e UBVs) estarão abertas das 8h às 17h. No mesmo dia e horário, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ofertar vacinas contra a covid-19 em algumas Unidades (veja cronograma abaixo).

A Campanha Nacional de Multivacinação propõe que sejam colocadas em dia as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente. Por isso, os menores devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e com a caderneta de vacinação em mãos para que os profissionais de saúde possam conferir quais doses são necessárias. Serão ofertadas as 20 vacinas que fazem parte do Calendário. Essa campanha continua até 29 (de segunda a sexta-feira, exceto nas UBVs Alvorada, Centenário e Cristo Operário).

Desde o início da campanha, no começo do mês, foram aplicadas mais de 2,6 mil doses. Das mais de 1,8 mil crianças e adolescentes que compareceram até agora, 70,9% tinham vacinas pendentes. Em dados gerais, atualmente a cobertura vacinal em Caxias atinge 74,3% dos jovens. O objetivo da campanha é ampliar a taxa para 95% para a maioria dos imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com os dados da SMS, a maior baixa no município é nas doses de reforço das vacinas tríplice (DTPa), que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e da vacina contra a poliomelite, com somente 60% da cobertura para ambas em 2021.

 

SMS também oferta vacina contra covid-19 neste sábado

A vacina contra covid-19 estará disponível nas mesmas Unidades Básicas onde é ofertada durante a semana, com exceção da segunda dose de Pfizer, que estará disponível em todas as UBSs e UBVs, exceto Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca. Não haverá vacinação em pontos parceiros no sábado.

Assim, a vacina contra a covid-19 para adolescentes de 14 a 17 anos poderá ser feita em 17 UBSs e UBVs; para pessoas de 18 anos ou mais (primeira dose) serão cinco locais; para segunda dose de AstraZeneca e de Coronavac, 10 Unidades; e para terceira dose (reforço), 17 pontos. Isso ocorre em função da logística de distribuição e para evitar o desperdício de vacinas, já que a procura é pequena em algumas Unidades e os imunizantes duram poucas horas após a abertura dos frascos.

A SMS ainda não liberou a vacinação para adolescentes de 12 e 13 anos pois não recebeu as doses para esse público.

 

SERVIÇO

8h às 17h

DIA D DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO: Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes

Público: crianças e adolescentes menores de 15 anos (ir acompanhado de pais ou responsáveis e levar caderneta de vacinação e o Cartão SUS)

Local: todas UBSs e UBVs

 

----------------

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

PRIMEIRA DOSE

ADOLESCENTES - 14 a 17 anos

- UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Madureira, Reolon, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Serrano, Vila Ipê.
 

PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS

- UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Centro de Saúde e Rio Branco.


 

SEGUNDA DOSE

AstraZeneca/ Oxford
Pode ir quem fez primeira dose dia 24/07 ou antes

Pfizer/ Biontech
Pode ir quem fez primeira dose dia 21/08 ou antes

Coronavac/ Butantan
Pode ir quem fez primeira dose dia 18/09 ou antes

 

Locais para segunda dose das três vacinas:

- UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário, UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê.

 

Segunda dose de Pfizer:

- Todas UBSs e UBVs exceto Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca.

 

TERCEIRA DOSE - REFORÇO

- Idosos de 60 anos ou mais que fizeram segunda dose de qualquer vacina até 16/04.
- Pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão (conforme tabela anexa) que fizeram a dose única ou a segunda dose de qualquer vacina até 18/09.

- Profissionais de saúde que fizeram segunda dose ou dose única de qualquer vacina até 16/04.

 

Locais para terceira dose:

- UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Madureira, Reolon, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Serrano, Vila Ipê.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais