Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Marau aposta na homeopatia como aliada para fortalecer a imunidade da população

Baixar Áudio por Camila Agostini

Uso de cânfora estará ligado às PICs e será, inicialmente, oferecido a grupo prioritário

Foto: Divulgação

O uso homeopático da cânfora como tratamento preventivo à infecção pelo novo coronavírus será implantado em Marau através das PICS - Práticas Integrativas e Complementares, disponíveis em unidades de saúde pública do município. A informação foi confirmada pela enfermeira da Secretaria de Saúde, Fernanda Garbin, à reportagem da Tua Rádio Alvorada.

A previsão é que a substância profilática comece a ser distribuída na segunda-feira, 20/07. O processo será iniciado junto idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e agentes da segurança pública. A distribuição segue os mesmos critérios utilizados para a vacinação contra a Influenza. Segundo Fernanda, as agentes foram treinadas para realizar as visitas e manipular o medicamento de forma correta, caso a pessoa desejar fazer o uso da substância. “Ninguém será obrigado a utilizar, logicamente. Mas há evidências que, em situações epidêmicas como a que vivemos, a homeopatia pode ampliar a capacidade imunológica. E em casos de infecção, tornar os sintomas mais brandos”, destaca a enfermeira.

Fernanda alerta, porém, que trata-se de uma alternativa coadjuvante. Ou seja, nenhuma regra do distanciamento social deve ser descumprida. Outra informação importante é com relação à composição do remédio. “Não é aquela bolinha de cânfora de uso doméstico. A substância é manipulada e só deve ser consumida com orientação de profissionais da saúde”, ressalta a enfermeira.

Ouça a entrevista completa no player de áudio ou clique neste link e acompanhe com imagens.

Desde 2017, o sistema de saúde pública de Marau oferece serviços ligados às Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os tratamentos alternativos utilizam recursos terapêuticos com o intuito de prevenir doenças, principalmente casos como depressão e hipertensão. Primeiramente, as ações foram implantadas nas unidades em que ocorre a residência em saúde, nos bairros Santa Rita e São José Operário. São oferecidos serviços como meditação, auriculoterapia, reiki e aromaterapia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais