Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Comunidades de Galópolis e Vila Cristina recebem atendimento com psicólogos

por Clayton Camargo

Em Vila Cristina também haverá entrega de medicamentos com receita médica e acolhimento com equipe de enfermagem em sede provisória na Igreja Evangélica Assembleia de Deus

Foto: Freepik

A partir desta segunda-feira (13/05), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia o atendimento psicológico para as comunidades de Galópolis e Vila Cristina, fortemente atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Caso as condições das estradas inviabilizem o deslocamento, o serviço poderá ser alterado.

Em Galópolis o atendimento será prestado na própria UBS. Já em Vila Cristina, onde a UBS está temporariamente fechada pois o prédio alagou e todos os equipamentos e o mobiliário foram perdidos, o serviço será prestado provisoriamente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Rua Luiz Carlos Fagundes, 124).

A diretora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, Marina Guerra, explica que a iniciativa de proporcionar o atendimento para essas UBSs se deu em função do sofrimento emocional vivenciado pelos moradores dessas comunidades. Há pessoas que precisaram deixar suas moradias, que perderam familiares ou amigos e que vivenciaram traumas.

A estimativa da Prefeitura é de que metade do bairro de Galópolis esteja fora de suas casas (cerca de 200 famílias). Também há pessoas fora de casa em Vila Cristina, parte delas acomodada no abrigo montado pela Prefeitura no Sesi. Na UBS Vila Cristina nesta segunda-feira também será iniciada a dispensação de medicamentos para pacientes com receita médica e acolhimento com equipe de enfermagem. Neste primeiro momento não haverá consulta médica.

“Tanto o atendimento psicossocial, fundamental neste momento de sofrimento emocional das duas comunidades, como o acolhimento com a enfermagem e a entrega dos medicamentos em Vila Cristina são alternativas que buscamos para que essas pessoas não fiquem sem o atendimento de saúde, tão importante porque as UBSs também são um vínculo essencial com as comunidades e que não pode ser perdido. Agradeço às nossas equipes pelo esforço para que esses serviços possam ser prestados e também à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pela cedência do espaço em Vila Cristina. Seguimos trabalhando para o mais breve possível também poder ofertar atendimento médico a essa comunidade”, esclarece a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Atendimento com psicólogos em Galópolis e Vila Cristina

- Galópolis: na UBS

- Vila Cristina: temporariamente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Rua Luiz Carlos Fagundes, 124)*

Mediante agendamento

Galópolis: telefone 3901-1464 ou WhatsApp 98432-8589

Vila Cristina: agendamento presencial ou com os agentes comunitários de saúde

*também haverá dispensação de medicamentos para pacientes com receita médica e acolhimento com equipe de enfermagem

OBS: Se ocorrer danos nas estradas, o atendimento poderá ser alterado

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais