Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Marau possui 18 casos confirmados de dengue e outros 18 em análise

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Se preferir, ouça no player de áudio

Foto: Divulgação

Marau possui 18 casos positivos de dengue e 18 em análise, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 13/04. Todos eles são autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Ações em Saúde de Marau, Fernanda Garbin, a tendência é que esse número aumente. A ação inicial da Secretaria, que deve ser seguida pela população, é a de intensificar as medidas de combate aos criadouros. Evitar o acúmulo de água parada segue sendo a principal orientação. (Confira abaixo a lista completa de instruções, de acordo com o Ministério da Saúde).

Ainda segundo Fernanda, cabem outras formas de prevenção, como por exemplo, o uso diário de repelente. A enfermeira explica que além de usar o produto, é necessário estar atento às instruções de tempo para reaplicação, que podem variar dependendo do fabricante. O uso do repelente é recomendado mesmo em dias de frio onde o corpo é coberto pelas roupas, uma vez que alguns tecidos não são suficientes para barrar a picada do mosquito. O produto pode, inclusive, ser borrifado em cima das peças.  

Sintomas

Estar atento aos sintomas também é uma forma de prevenção. Para casos em fase inicial de dengue é comum que o paciente apresente sintomas como: febre alta (38°C - 40°C), dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo (muito parecido com uma alergia). Esses, destaca Fernanda, são sintomas típicos, porém, é possível que em alguns casos a pessoa infectada tenha uma reação mais leve à doença e não apresente sintomas. 

No caso de pessoas já infectadas, o uso do repelente é essencial para evitar a infecção de mosquitos ainda não ativos para a doença.

Fase crítica da dengue 

Para pessoas que já receberam a confirmação da doença, vale um alerta maior sobre os sintomas. Como explica Fernanda, a chamada “fase crítica” é o momento de maior agravamento da doença, que atinge cerca de 20% dos infectados e aumenta o risco de óbito. 

Os sintomas são os seguintes: dor abdominal constante, vômitos (várias durante o dia), queda de pressão, desmaios e sangramento - caracterizado por manchinhas roxas na pele. Nessa fase, o paciente não apresenta estado febril. Na ocorrência de qualquer sintoma a pessoa deve procurar a emergência do hospital para inicio do tratamento de hidratação. 

Se tomadas as medidas corretas, destaca Fernanda, as chances de óbito diminuem significativamente. Segundo ela, a letalidade é de 1%, dentro dos casos que atingem algum nível de agravamento.  

Prevenção e eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti 

O  Aedes Aegypti é um mosquito doméstico de hábitos diurnos, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. O portal do Ministério da Saúde traz uma série de atitudes que ajudam a eliminar os principais tipos de criadouro do mosquito:

-Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas.

-Guardar pneus em locais cobertos.

-Guardar garrafas com a boca virada para baixo.

-Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água.

-Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras.

-Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.

-Jogar as larvas na terra ou no chão seco.

-Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.

-Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal.

-Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias.

-Guardar baldes com a boca virada para baixo.

-Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos.

-Manter limpas as piscinas.

-Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos

-Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.

A entrevista completa com a enfermeira responsável pelo setor de Ações em Saúde de Marau, Fernanda Garbin, está disponível no player de áudio da matéria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais