Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Universidade da região presta atendimento gratuito à pacientes recuperados da Covid-19

por Ana Lúcia Jacomini

Acadêmicos de Fisioterapia, acompanhados de professora, estão aptos a realizar atendimentos para auxiliar na reabilitação cardiorrespiratória de pacientes

Trabalho dios acadêmicos é gratuito
Foto: Divulgação/UPF

Um dos muitos sintomas causados pela Covid-19 é a dificuldade na respiração ou a falta de ar. A doença afeta predominantemente e de forma aguda o sistema respiratório, entretanto, a longo prazo, as sequelas demonstram restrição da condição cardiopulmonar e física, gerando um impacto na qualidade de vida da pessoa que estava infectada pelo vírus.
 
De forma a contribuir com a recuperação de quem enfrentou os desafios impostos pelo Coronavírus, a Universidade de Passo Fundo está oferecendo atendimento gratuito à pacientes pós Covid-19 para maior ganho de capacidade funcional. O serviço é realizado pelo Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia, ligado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da instituição.

Quem deseja receber atendimento deve apresentar encaminhamento médico para a realização da atividade. Os pacientes serão atendidos pelos acadêmicos do 9º e 10º semestre do curso de Fisioterapia, sob a supervisão da professora Carla Franco Rockenbach, que é a coordenadora do laboratório.

No local, os estudantes estarão aptos a desenvolver atividades direcionadas para o aumento da aptidão cardiorrespiratória, melhora da força muscular de membros inferiores, treinamento muscular inspiratório, exercícios de flexibilidade muscular e educação sobre saúde.

Segundo Carla, a reabilitação do paciente pós-Covid-19 é importante pois, mesmo após a doença, ele ainda pode apresentar sintomas, como dispneia, pouca tolerância ao exercício e as atividades da vida diária. “Isso traz maior prejuízo para a capacidade funcional e a qualidade de vida deste indivíduo”, comenta. Mais detalhes podem ser obtidos pelos telefones (54) 3316-8495 ou (54) 3316-8427.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais