Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tratamento de plasma convalescente já beneficiou 27 pacientes no Hospital Virvi Ramos, em Caxias

por Pablo Ribeiro

Dois pacientes diagnosticados com a Covid-19 internados em Terapia Intensiva aguardam ainda compatibilidade de tipagem sanguínea para se beneficiarem do tratamento

Foto: Marcos Sartori/Hospital Virvi Ramos/Divulgação

A equipe médica do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, realizou entre a noite de segunda-feira (10/08) e a tarde de terça-feira (11/08) três novas transfusões de plasma convalescente, na tentativa de recuperar pacientes em estado grave acometidos pela Covid-19. O procedimento é uma parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). Até o momento, 27 pacientes já se beneficiaram com o tratamento.

O 25º paciente é um idoso de 73 anos, natural de Giruá e residente em Caxias do Sul. Ele tem histórico de hipertensão arterial, diabetes e obesidade e internou no dia 05 de agosto no Hospital de Campanha, que funciona dentro do Virvi Ramos e foi transferido para a UTI no dia 07, quando precisou ser intubado. Ele respira com ajuda de ventilação mecânica e teve a confirmação do diagnóstico de Covid-19 apenas na segunda-feira, quando recebeu duas bolsas de plasma de 201 ml e 190 ml. O procedimento durou 20 minutos e foi concluído sem intercorrências.

A 26ª paciente a passar pelo procedimento é uma idosa de 71 anos, natural de Caxias do Sul, com histórico de obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Ela também internou no dia 05 no Hospital de Campanha e foi transferida para a UTI no mesmo dia. Ela respira sem auxílio de ventilação mecânica e recebeu duas bolsas de plasma na noite de segunda-feira, de 196 ml e 193 ml cada. A transfusão durou uma hora e cinco minutos e foi concluída sem intercorrências.

O último a se beneficiar é um homem de 32 anos, de Caxias do Sul, com histórico de obesidade. Ele internou dia 09 de agosto diretamente na UTI, transferido da UPA. Ele está intubado desde então e recebeu duas bolsas de plasma na tarde de terça-feira, de 197 ml e 203 ml cada.

Os plasmas foram coletados pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). O doador de plasma para o 25º paciente é um homem de 61 anos, residente em São Sebastião do Caí. Quando doou, em 11 de julho, ele estava há 68 dias recuperado da doença. Já a transfusão da penúltima paciente foi feita com bolsas de doadores distintos. Um deles é natural de Caxias do Sul, tem 29 anos e doou em 25 de julho, quando estava há 47 dias sem sintomas. O outro doador é um homem de Passo Fundo, de 34 anos, que doou em 26 de junho e estava recuperado da doença há 40 dias. A última transfusão, realizada na tarde de terça-feira, teve como doador um homem de Caxias do Sul, que doou em 08 de julho e estava há 92 dias convalescente.

Dois pacientes diagnosticados com a Covid-19 internados em Terapia Intensiva aguardam ainda compatibilidade de tipagem sanguínea para se beneficiarem do tratamento de plasma convalescente. Nos demais casos, desde a primeira transfusão, ocorrida em 26 de maio, todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 que necessitaram de Terapia Intensiva no Hospital Virvi Ramos receberam plasma, sempre com consentimento de familiares. Oito já tiveram alta e estão em casa, sete faleceram e outros 12 seguem recuperação internados em setor clínico ou de Terapia Intensiva.

Até o momento, o Hemocs já recebeu mais de 80 candidatos, de cidades como Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul e Garibaldi. Alguns foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento.

Também foram avaliados residentes de Bento Gonçalves, Canela, Rio dos índios, Paraí, Carlos Barbosa, São Sebastião do Caí, Boa Vista do Sul, Vacaria, Farroupilha, Imbé, Passo Fundo, Lajeado, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Bom Princípio e Pelotas.

A seleção dos doadores de plasma é feita pelo Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e passa por avaliação rigorosa. Para doar, as pessoas precisam ter entre 18 e 60 anos, Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, e que estejam há mais de 28 dias recuperadas, sem sintomas e sem apresentar outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, apenas o Virvi Ramos está habilitado até o momento.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, nº 2260, ao lado da UPA Central.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais