Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias do Sul realiza Dia D da vacinação nacional contra o sarampo neste sábado (15)

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Campanha será efetuada nas 49 UBSs do município e no Shopping Pratavieira

Foto: EBC/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o Dia D da vacinação nacional contra o sarampo neste sábado (15/02), em Caxias do Sul. O público-alvo são pessoas de cinco a 19 anos de idade. A ação ocorre nas 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, abertas das 8h às 17h para a população. O 3º andar do Shopping Pratavieira também será um posto para imunização.

A diretora interina da Vigilância Epidemiológica do Município, Rita Mota, explica qual o objetivo da campanha. Segundo ela, o intuito é imunizar quem estiver com a vacina atrasada, pois, em 2012, entrou a segunda dose para o sarampo e diversas pessoas deixaram de completar o calendário vacinal. “O foco principal é resgatar as pessoas que tiverem o calendário vacinal com atraso, esperamos que elas estejam com a vacinação realizada, pois é uma população mais jovem. Mas até 2012 era apenas uma dose que constava no calendário, a partir de 2013 tivemos a introdução de mais uma e, talvez, algumas pessoas não tenham essa segunda vacina para completar a imunização. Por isso a importância de buscar o serviço de saúde. ”

Para receber a vacina, deve ser apresentado o Cartão SUS e o de Vacinação. Caso tenha perdido essas documentações, Mota afirma que a pessoa não será impedida de tomar a dose. “Não tendo nenhum dos dois, não vai ter empecilho para fazer a vacina. Caso não tenha o Cartão SUS, leve um documento de identificação com foto e se não tiver a caderneta de vacinação, seria interessante buscar igualmente o serviço de saúde, pois podemos recuperar algumas doses. Não conseguindo comprovar, perante o Ministério   da Saúde, consideramos essa pessoa não imunizada e, então, teria que reiniciar o esquema vacinal, com indicação para receber a imunização conforme a faixa etária. ”

Em 2019, foram realizadas duas fases da vacinação contra o sarampo. A campanha atingiu crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade e adultos de 20 a 29 anos. A meta era atingir 95% de cada faixa etária na cidade, porém foram imunizadas apenas 35% das crianças e 3% dos adultos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais