Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Vigilância Ambiental de Caxias promove levantamento para monitorar Aedes Aegypti

por Ivan Sgarabotto

70 Agentes de Endemias vão visitar domicílios de todos os bairros da cidade

Foto: Andressa Gallo

A Secretaria da Saúde – Vigilância Ambiental, informa que a partir desta segunda-feira, 17, inicia mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) no Município. O objetivo é verificar a presença ou ausência de larvas do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A previsão é que sejam realizadas 6.100 visitas em todos os bairros de Caxias do Sul. Durante o Levantamento, os agentes vão realizar a coleta de larvas, eliminação de criadouros, tratamentos químicos e orientações à população.

O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde que busca orientar as ações de controle da dengue priorizando as áreas infestadas pelo mosquito transmissor da doença. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, será analisado se há necessidade de redimensionar as ações de campo com relação ao controle do mosquito.

A Secretaria da Saúde salienta a importância do apoio da comunidade, permitindo a entrada dos agentes para a verificação da área interna e externa do domicílio. A equipe estará com uniforme e portando crachá de identificação. O Levantamento será realizado até sexta-feira, 21, das 8h às 17h.

Dados sobre o Aedes aegypti em Caxias do Sul:

Neste ano, já foram identificados 10 focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus no Município. As larvas estavam nos bairros Centro (1), Cidade Nova (3), Jardim América (1), Pioneiro (2), São Pelegrino (1), Fátima Baixo (1) e Marechal Floriano (1).

Além disso, foram confirmados seis casos de dengue, dois de febre chikungunya – todos importados – e um de zika vírus, este último contraído no Município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais