Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Dia do enfermeiro socorrista é comemorado neste sábado

por Camila Agostini

Profissionais do Samu falam sobre o trabalho realizado pelos socorristas em Marau

Foto: Divulgação

Você sabe o que faz um enfermeiro socorrista? É o profissional que realiza o primeiro atendimento antes mesmo da chegada do paciente no ambiente hospitalar.  Neste sábado, 11/07, comemora-se o Dia do Socorrista. Em Marau, o SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza este primeiro atendimento através dos socorristas.

Para Alessandro Fim, enfermeiro responsável técnico do SAMU em Marau, a escolha pela enfermagem pré-hospitalar, lhe realiza profissionalmente: “Iniciei a graduação em meados de 2000 e desde aquela época já tinha a ideia de atuar nos primeiros socorros.  Isso porque se trata do primeiro atendimento, muitas vezes às vítimas em estado grave. Somos os primeiros a chegar na ocorrência, os primeiros a ajudar. Isso é muito gratificante para o profissional socorrista, poder ver o paciente se sentindo melhor com a ajuda no primeiro momento”, explica Alessandro.

Ele diz, ainda, que a escolha pelo SAMU condiz com a escolha pela atuação no pré-hospitalar: “Escolhi o SAMU justamente por ser um serviço móvel de urgência, que tem uma equipe capacitada para dar todo suporte necessário. Através da telemedicina, nós podemos realizar desde o primeiro atendimento, até a estabilização do paciente”, finalizou.

Mauri Eberhardt, é técnico de enfermagem socorrista e também atua no SAMU. Ele conta que escolheu a área por uma motivação familiar: “Acompanhava minha avó nas consultas e atendimentos, o que me fez criar gosto pela área da saúde.  Atuo na área pré-hospitalar desde 2012. Fiz meus primeiros cursos de socorrista, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e suporte básico de vida e já são dois anos de atuação nesta área específica. Poder ajudar ao próximo em diversas situações seja no atendimento a um trauma, atendimento clínico, pediátrico ou social, não tem preço. O SAMU tem este diferencial; conseguimos atender diretamente à população no pré-hospitalar”.

Hoje o SAMU Marau conta com cinco condutores socorristas, quatro técnicos de enfermagem e um enfermeiro, todos treinados e capacitados para atender a comunidade de Marau com comprometimento e ética profissional. O Serviço tem sede na rua José Pastre, nº 63, próximo ao trevo de acesso à Passo Fundo, e é interligado ao Hospital Cristo Redentor de Marau.    

Fonte: Comunicação HCR

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais