Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

Serão vacinadas pessoas entre 54 e 50 anos ou mais; gestantes, puérperas e profissionais de saúde passam a ser vacinados nas quatro UBVs, sem necessidade de agendamento

Foto: João Pedro Bressan/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

De segunda a sexta-feira (14 a 18/6) serão imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 pessoas entre 54 e 50 anos ou mais, iniciando por quem tem 54 e decrescendo uma faixa etária por dia. Para esse público, a vacinação ocorrerá em todas as UBSs e UBVs entre segunda e sexta-feira e haverá drive-thru na quinta e na sexta-feira, conforme faixa etária. O cronograma foi divulgado pela Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, nesta sexta-feira (11/06).

Além disso, a vacinação para outros públicos já contemplados e que por algum motivo ainda não puderam fazer a primeira dose segue em fluxo contínuo. Todos devem apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Também é solicitada documentação específica de acordo com cada categoria.

Para gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) de 18 anos ou mais, a vacina passa a estar disponível nas quatro UBVs (Centenário, São Ciro, Cristo Operário ou Alvorada). Não é necessário agendar horário, mas é preciso levar encaminhamento médico para receber a dose.

Profissionais de saúde de 18 anos ou mais também poderão procurar uma das quatro UBVs (Centenário, São Ciro, Cristo Operário ou Alvorada). Não é preciso agendar, mas é obrigatório comprovar atuação em serviços de interesse à saúde e apresentar a documentação exigida.

A vacina também segue disponível, em todas as UBSs e UBVs, para pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades ou com deficiência permanente, bem como para professores e demais profissionais da educação (educação infantil, ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior, EJA e profissionais terceirizados ligados a esses). Também há documentação específica.

 

Vacinação contra covid-19: primeira dose

População em geral – por critério de idade

- Segunda-feira (14/6): pessoas de 54 anos ou mais

- Terça-feira (15/06): pessoas de 53 anos ou mais

- Quarta-feira (16/6): pessoas de 52 anos ou mais

Local: todas as UBSs e UBVs

 

- Quinta-feira (17/6): pessoas de 51 anos ou mais

- Sexta-feira (18/6): pessoas de 50 anos ou mais

Local: todas as UBSs e UBVs e drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro (Maesa)

 

Horários:

- UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário: 8h às 20h.

- Demais UBSs e UBVs: 8h às 16h.

- Drive-thru: 9h às 16h.

 

FLUXO CONTÍNUO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (14/06)

Gestantes e puérperas de 18 anos ou mais

- Local: UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.

- Obrigatório levar encaminhamento médico para fazer a vacina.

 

Profissionais de saúde de 18 anos ou mais

- Local: UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.

- Critérios: obrigatório comprovar atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde (Ofício Circular Nº 57/2021, de 12 de março de 2021). Ou seja, é preciso ter vínculo com estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde (exemplos: farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos, ambulatórios). O documento ressalta que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) NÃO estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.

- Categorias: médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, quiropraxistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de odontologia, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, funcionários de farmácias, doulas, recepcionistas, secretárias e atendentes de clínicas e consultórios, profissionais de educação física, biólogos e médicos veterinários.

Documentação:

- Todos: registro ativo em Conselho ou Associação (se aplicável) ou comprovante de pagamento de anuidade.

- Funcionários de estabelecimentos de saúde: carteira de trabalho ou contracheque atual.

- Autônomos: alvará de localização ou CNES; autônomos sem alvará ou CNES em seu nome levam declaração assinada pelo titular do documento; profissionais de educação física seguem orientações do CREF em Caxias.

 

Professores e demais profissionais da educação de 18 anos ou mais

- Local: todas as UBSs e UBVs.

- Educação infantil, ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior, EJA e profissionais terceirizados ligados a esses.

- Obrigatório comprovar vínculo por meio de carteira ou contrato de trabalho OU então do contracheque atual.

- Prestadores de serviço terceirizados deverão apresentar declaração validada pela instituição de ensino (modelo disponível em tinyurl.com/declara-edu).

- Profissionais do transporte de estudantes deverão apresentar certidão cadastral atualizada emitida pela Secretaria Municipal de Transportes.

 

Pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 18 anos ou mais

- Local: todas as UBSs e UBVs.

- Atestado médico ou receita emitida há menos de um ano.

- Pessoas com deficiência permanente grave também podem apresentar o cartão do transporte coletivo gratuito como comprovante.

- Lista de comorbidades: tinyurl.com/comorbidades (em alguns casos também será necessária autorização médica).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais