Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Serra Gaúcha tem previsão de receber 33 câmaras frias para conservação de vacinas

por Daniel Lucas Rodrigues

Disponibilidade de equipamentos é realizada pelo Governo do Estado para municípios com menos de 100 mil habitantes

Foto: Reuters/Direitos reservados

A entrega de câmaras frias para conservação de vacinas iniciou nesta terça-feira (11/05) no Rio Grande do Sul. O Governo do Estado enviou 52 dos 310 equipamentos que são disponibilizados aos municípios com menos de 100 mil habitantes. 29 cidades da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (1ª CRS) foram às primeiras contempladas.

Os equipamentos operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos O lote entregue faz parte de compra de 310 unidades realizada pela Secretaria de Saúde (SES) do Estado com recursos do Ministério da Saúde. No total, 194 municípios serão contemplados e constam na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), de 3 de maio. A CIB é formada por gestores do Estado e de municípios.

Na Serra Gaúcha está prevista a entrega de 33 câmaras frias para 22 municípios. Fazem parte do lote as cidades de Alto Feliz, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Guabiju, Linha Nova, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, Vacaria, Vale Real e Veranópolis.

 O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estar equipado com câmara refrigerada.

A definição também levou em conta um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) por meio de formulário eletrônico respondido pelas secretarias de saúde dos municípios. Inicialmente, a lista de compra era de 303 unidades, mas o Estado acabou adquirindo mais sete equipamentos nos últimos dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais