Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Demanda por bolsas de sangue aumenta e doações continuam baixas em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Para suprir nível crítico de estoque, o Banco de Sangue opera em horário estendido nesta sexta-feira (09) e no sábado (10)

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A situação de estoques críticos nos bancos de sangue tem sido recorrente neste ano. A pandemia do coronavírus, o receio do contágio afastou os doadores dos centros de captação. Mas, não há o que temer, exceto a possibilidade de faltar bolsas de sangue para quem venha a precisar.

Segundo a Gerente de Captação do Banco de sangue de Caxias do Sul, Franciele Roso, a retomada de cirurgias eletivas e outros procedimentos ocasionou um aumento na demanda por bolsas de sangue. Porém, desde o início da pandemia, o número de doadores diminuiu consideravelmente o que gera uma situação crítica para os estoques de todos os tipos sanguíneos. Nesta última semana alguns tipos estão abaixo dos 70%, considerando o estoque mínimo necessário para atender os hospitais diariamente.

Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, Franciele afirmou que os sangues O+ e O- são os que estão mais em falta, devido à demanda maior de transfusão. Mas ela reforçou que todos os tipos sanguíneos são necessários. “Com a chegada do feriado, infelizmente, a gente sabe que é um cenário onde situações mais urgentes ocorrem, então, a gente precisa de doações”. Ouça AQUI. 

Para tentar repor o estoque antes do feriado do dia 12 de outubro, o Banco de Sangue estendeu o horário de atendimento. Nesta sexta-feira (09) a unidade vai operar das 7h30 às 16h, sem fechar ao meio dia, e no sábado (10), o funcionamento é das 7h30 às 12h. A doação precisa ser agendada pelo telefone (54) 3027-8600 ou pelo Whatsapp (54) 99113-4710. O Banco de Sangue está localizado na rua Garibaldi, 476, Centro de Caxias do Sul.

 

CURADOS DO CORONAVÍRUS:

O Banco de Sangue está coletando sangue de curados de Coronavírus para transfusão para pacientes ainda infectados. A experiencia tem como objetivo diminuir os sintomas de doentes positivos para o covid-19, através da terapia com plasma convalescente. Os doadores, devem ter de 18 a 65 anos, positivos através do teste PCR e recuperados a mais de 30 dias, sem sintomas ou infectados por outras doenças.

 

REQUISITOS PARA SER UM DOADOR
- Ter entre 18 e 69 anos (pode doar a partir dos 16 desde seja autorizado pelos responsáveis)
- Ter peso mínimo de 50kg
- Não estar em jejum
- Apresentar documento oficial com foto
- Mulheres podem doar três vezes em 12 meses
- Homens podem doar quatro vezes em 12 meses

 

O QUE IMPEDE A DOAÇÃO
- Tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano
- Resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas
- Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses
- Ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres)
- Ter herpes
- Estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria)
- Piercing em genital ou oral
- Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais