Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria Municipal da Saúde de Caxias incentiva que população utilize máscaras caseiras ao sair de casa

por Isadora Helena Martins

O objetivo é preservar as máscaras cirúrgicas (N95 e PFF2) para os profissionais da saúde

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul iniciou uma campanha para que a população utilize máscaras caseiras, de pano, se precisar sair de casa. A iniciativa busca evitar que a população adquira as máscaras cirúrgicas, N95 e PFF2, que devem ser destinadas aos profissionais de saúde e que estão em falta.

Nesta terça-feira (07), o Ministério da Saúde ainda solicitou que as pessoas que tenham máscaras N95 ou PFF2 em casa, doem para os hospitais.

A máscara caseira de pano é eficaz enquanto barreira física para o vírus, mas é importante observar a forma correta de uso:  

- Para utilização de máscaras de tecidos é importante salientar que ela é de uso individual, não devendo ser compartilhada.

- A máscara de tecido pode ser utilizada por até duas horas. Após esse período, ela deverá ser substituída e lavada. O ideal é que cada pessoa tenha, pelo menos, duas máscaras de tecido.

- Lembre-se: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

- A máscara deve ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Dessa forma, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.

- Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

- O cuidado para retirar a máscara deve ser redobrado: retire o acessório do rosto sem tocar diretamente no tecido e coloque dentro de um envelope de papel ou saquinho de plástico. Jamais deixe a peça solta na bolsa ou largada sobre a mesa depois do uso.

- Ao chegar em casa, lave sua máscara com água e sabão ou use uma solução de 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água comum. Deixe a peça de molho nessa mistura por cerca de 10 minutos. Não esqueça de passar sua máscara em uma temperatura adequada para algodão. Isso garantirá uma melhor esterilização do item.

Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br). No portal, também é possível imprimir moldes para fazer sua própria máscara.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais