Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra o sarampo tem início nesta segunda

Baixar Áudio por Clayton Camargo

De 10 de fevereiro a 13 de março serão vacinadas pessoas de 5 a 19 anos

Foto: EBC/Divulgação

Tem início nesta segunda-feira (10/02) a primeira etapa da vacinação contra o sarampo em 2020. Pessoas com idade entre 5 e 19 anos serão o público-alvo. O Dia D está marcado para 15 de fevereiro, em todo país. O objetivo é atingir os não vacinados ou com quadro de vacinação incompleto. A campanha será realizada de forma seletiva, de acordo com as instruções do Calendário Nacional de Vacinação, como destaca Rita Mota, Coordenadora Interina da Vigilância Epidemiológica.(Ouça a notícia)

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, Caxias do Sul não apresenta casos de sarampo, porém, o município possui um baixo índice de imunização, 61%, enquanto o preconizado é 95%. 

Rita explica também que o sarampo voltou ser uma preocupação, pois em 2016 o Brasil havia ganhado o certificado com a eliminação da doença no país, porém em 2017 e 2018 teve o retorno da doença e o numero de cobertura cada vez mais baixo. Um dos motivos podem ser as notícias falsas compartilhadas nas redes sócias, nas quais colocam a vacina como algo prejudicial à saúde.

Para receber a dose é preciso apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação em uma das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Quem não tiver os registros anteriores será considerado não imunizado e, portanto, deverá ser vacinado. A vacina aplicada é a Tríplice Viral que, além do sarampo, protege também contra rubéola e caxumba. A segunda etapa da campanha ocorrerá de 3 a 31 de agosto deste ano, abrangendo adultos entre 30 e 59 anos.


 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais