Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pandemia: com apoio da BM, equipe verifica denúncias de descumprimento de decretos vigentes

por Camila Agostini

Integrantes do COE reforçam que uso da máscara é amplamente recomendado em locais coletivos e, principalmente, fechados

Foto: Divulgação

Depois de receber denúncias, equipe de fiscalização da Prefeitura de Marau, com apoio da Brigada Militar, verificaram locais e situações em que pessoas estariam descumprindo os decretos vigentes em função da pandemia do novo coronavírus.

As intervenções ocorreram no sábado, dia 05/12, e no domingo, 06, pela parte da tarde e noite. Os atendimentos foram realizados por conta de aglomerações e pessoas presentes em espaços coletivos sem fazer uso de máscara.

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, Fernanda Garbin e Lisiane Dalagnese, enfermeiras integrantes do COE – Centro de Operações Emergenciais de Marau, reiteraram a informação de que o uso da máscara é essencial para evitar a disseminação do vírus. “A interpretação do que é permitido é o que está faltando. Algumas pessoas não estão levando em conta a informação científica e preferem acreditar nos “doutores de Facebook”. Desde março, nós, profissionais da saúde, estamos explicando que o uso de máscara protege a mim e a você, porque se eu estou doente não te passo e se você está doente, eu não pego. A decisão de cada um é que vai definir se vai haver a transmissão ou não. Precisamos de todos para conter a transmissão. Senão teremos novos surtos e não teremos sistema de saúde que vai aguentar”, destaca Fernanda.

O uso de máscara, afirmam as enfermeiras, continua sendo solicitado para ambientes fechados, como estabelecimentos comerciais e, inclusive, na rua, para evitar contaminações, já que, nem sempre, o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas é possível.

De acordo com a mais recente atualização do boletim epidemiológico do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, todos os 20 leitos de UTIs adulto da instituição estão ocupados. Dos 52 leitos clínicos, 42 estão em ocupação. Importante ressaltar que os números podem mudar a qualquer momento considerando altas, baixas, óbitos e outras circunstâncias. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais