Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde projeta redução de até 35% nos óbitos por câncer de próstata em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Ações do Novembro Azul planejam abordagens em bares e estabelecimentos do bairro Vila Ipê

Foto: Gustavo Rech

As atividades do mês de atenção à saúde do homem prosseguem em Caxias do Sul. O Novembro Azul tem como meta resgatar a inserção dos homens nas atividades de prevenção e promoção da saúde. As ações são realizadas nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O coordenador do programa VivePróstata e diretor de Políticas e Programas em Saúde da Secretaria da Saúde, Dino de Lorenzi, afirma que, historicamente, o homens dão menos atenção à própria saúde, o que impacta diretamente na mortalidade precoce, na comparação com as mortes registradas entre as mulheres. (Acompanhe, em áudio)

Conforme o médico, o trabalho de prevenção do Novembro Azul é focado em um grupo de risco específico, visto que o diagnóstico do câncer de próstata ainda é permeado por uma série de questionamentos médicos.

Até setembro de 2016, foram registrados 27 óbitos em decorrência de câncer de próstata em Caxias do Sul. De acordo com Dino de Lorenzi, o índice apresenta queda na comparação com o mesmo período de 2015 e projeta até 35% de redução ao término desse ano.

O câncer de próstata é o segundo mais comum e o mais prevalente entre os homens, representando cerca de 10% do total de cânceres no Brasil. Estimativas apontam que cerca de 60 mil novos casos devem ser diagnosticados, esse ano, em todo o país. No Rio Grande do Sul, são estimados seis mil novos casos.

Entre os sintomas mais comuns da doença estão: obstrução ao fluxo urinário (com jato urinário fraco), retenção urinária, necessidade de urinar mais vezes que o habitual, urgência urinária e, em estágios mais avançados, pode ocorrer perda de peso significativa e dores articulares.

Nesta quinta-feira, 10, são realizadas abordagens em bares e estabelecimentos do bairro Vila Ipê, a fim de orientar homens sobre o câncer de próstata, prevenção e outros problemas de saúde prevalentes nos homens.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais