Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Laboratório Escola de Biomedicina da FSG oferta testes para a detecção da Covid-19

por Isadora Helena Martins

Estão disponíveis testes rápidos, para a identificação de anticorpos criados contra o vírus e também o teste de biologia molecular, capaz de diagnosticar a doença na fase inicial.

Foto: Divulgação / Agência Brasil

O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) está realizando testes laboratoriais para a detecção da Covid-19. O serviço está disponível para a comunidade por meio do Laboratório Escola de Biomedicina (LEB) da FSG. Para solicitar o teste é preciso fazer um agendamento prévio pelo telefone (54) 3022-8422 ou pelo email [email protected].

Estão disponíveis dois tipos de exames para a detectar a doença: o teste rápido e o de biologia molecular. Conforme explicou o Doutor em Gerontologia Biomédica  e Coordenador do Curso de Biomedicina da FSG, Mauricio Sprenger Bassuino, durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, os testes têm indicações diferentes: “O teste rápido faz a avaliação dos anticorpos que a gente forma contra o coronavírus. Com esse teste a gente consegue identificar se o paciente teve um contato próximo e pode apresentar risco de transmissão do vírus ou se ele já teve e teoricamente não apresenta mais risco de transmissão, isso em um único exame. Então o mais indicado é que o teste seja feito de 10 a 12 dias após o início dos sintomas. Já o teste de biologia molecurar é mais indicado para uma fase inicial dos sinais e sintomas relacionados à gripe. A gente faz uma coleta do material nasofaringe para fazer a identificação do vírus em si”.

Ainda conforme Bassuino, o resultado do teste rápido sai no mesmo dia da realização do exame, já o teste de biologia molecular sai em cinco dias úteis. “Mas, a gente tem tido uma média de liberação do resultado em até dois dias. A gente tenta agilizar ao máximo porque o desconhecimento sobre a possibilidade de estar com esse vírus possibilita novas contaminações. Então tentamos agilizar ao máximo para que o paciente já possa iniciar o isolamento, avisar pessoas com quem teve contato e evitar a disseminação da doença”, salientou.

Os testes para Covid-19 possuem um custo que varia de acordo com a procedência do solicitante, se ele tem convênio com alguma empresa ou instituição parceira, por exemplo. Mas, segundo Bassuino, os valores são acessíveis.  Ouça a entrevista completa AQUI.

Além dos testes para detectar a Covid-19, o Laboratório Escola de Biomedicina também retomou os demais serviços que já eram ofertados para a comunidade antes da pandemia. Dentre os exames laboratoriais disponíveis estão hemograma, testes imunológicos, exames toxicológicos e exames de medicina ocupacional. Estes também são realizados mediante agendamento prévio.           

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais