Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Profissionais de saúde de 18 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a Covid-19

por Isadora Helena Martins

Público-alvo receberá a primeira dose do imunizante

Foto: Divulgação / Lucas Teles

Os profissionais da saúde com 18 anos ou mais, que atuam em Caxias do Sul, já podem fazer o agendamento da vacinação contra a Covid-19. A data e horário para aplicação podem ser agendados pelo site agendamento.caxias.rs.gov.br. É obrigatória a comprovação de atuação em serviços de interesse à saúde.

A primeira dose será aplicada de 10 a 14 de maio e 17 a 21 do mesmo mês, nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.

Fazem parte desta etapa profissionais das seguintes categorias: médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, quiropraxistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de odontologia, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, funcionários de farmácias, doulas, recepcionistas, secretárias e atendentes de clínicas e consultórios, profissionais de educação física, biólogos e médicos veterinários. Os profissionais foram definidos com base nos Planos Nacional e Estadual de Vacinação.

Para fazer a vacina é obrigatório comprovar atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde, ou seja, é preciso ter vínculo com estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde. Entre os locais aceitos estão: farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos, ambulatórios.

O documento ressalta que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, não estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.

O agendamento garante a vaga, mas a vacina só será aplicada se o profissional comprovar atuação em serviços de saúde, conforme descrição anterior. Aqueles que não conseguirem agendar neste momento terão outra oportunidade. OBS: ao acessar o site é importante selecionar o serviço correto, selecionando a UBV onde fará a vacina. Outros serviços da prefeitura são agendados pelo mesmo site.
 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

- Todos: documento oficial com foto, CPF, comprovante de agendamento, Cartão SUS (não obrigatório), registro ativo em Conselho ou Associação (se aplicável) ou comprovante de pagamento de anuidade.

- Funcionários de estabelecimentos de saúde: carteira de trabalho ou contracheque atual.

- Autônomos: alvará de localização ou cadastro ativo no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); autônomos que não tiverem alvará ou CNES em seu nome devem apresentar declaração assinada pelo titular do documento; profissionais de educação física devem seguir orientações do CREF em Caxias para agendamento, pois devem levar documento específico.

OBS: informações falsas são passíveis de responsabilização nas esferas civil e criminal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais