Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Lagoa Vermelha não aplicou doses vencidas da AstraZeneca

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Apesar de o município ter recebido lotes apontados pela SES, todas as doses foram aplicadas dentro do prazo

Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

A Secretaria da Saúde (SES) produziu um relatório informando 877 registros de vacinas AstraZeneca aplicadas após a data de validade em 75 cidades do Rio Grande do Sul. Mas, segundo o secretário de Saúde de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, o município não registrou esse problema.

“Não aplicamos vacina vencida em nenhuma das pessoas”, afirma o secretário. Ele informou que o município chegou a receber imunizantes dos lotes apontados pela SES, mas que devido a celeridade no processo de vacinação, as aplicações ocorreram dentro do prazo.

Um desses carregamentos (4120Z005) chegou no dia 25 de janeiro, com validade até 14 de abril. O outro lote (CTMAV520) chegou no dia 26 de março e tinha validade até 31 de maio. Nos dois casos todas as doses foram aplicadas em até seis dias após o recebimento.

Para as cidades onde a aplicação de doses vencidas ocorreu, a orientação do Ministério da Saúde é que o vacinado receba nova dose, no prazo mínimo de 30 dias após a aplicação da dose vencida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), receber uma vacina vencida pode diminuir o efeito protetor, mas o fato não acarreta em risco de evento adverso.

Vacinação para pessoas com 43 anos

A partir desta terça-feira, dia 06 de julho, a Secretaria Municipal da Saúde inicia o agendamento de vacina contra a Covid-19 para pessoas com 43 anos ou mais. Para agendar as vacinas, as pessoas devem ligar para suas Unidades de Saúde de referência e, no dia da vacinação, apresentar a caderneta de vacinação, carteira de identidade e cartão do SUS (confira os telefones).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais