Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Novo protocolo de “Ação” contra a Covid-19 recomenda restringir funcionamento de restaurantes na Serra Gaúcha

por Daniel Lucas Rodrigues

Medida foi enviada ao Governo do Estado e sugestionada aos municípios da região

Foto: Divulgação/EBC

A Região de Caxias do Sul recebeu o segundo “Alerta” do Governo do Estado no mês passado. Com a reincidência, os municípios serranos enviaram um plano de ação em 48 horas para o GT Saúde e o GT Protocolos estadual, mas os órgãos visualizaram que necessitava de regramentos mais aperfeiçoados. Neste sábado (05/06), a Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) encaminhou uma nota às prefeituras que sugere ações mais restritivas contra a Covid-19 na Serra Gaúcha. O documento foi enviado ao governo estadual.

Os municípios precisariam cumprir cinco ações estabelecidas pela diretoria e pelo Comitê Técnico da Amesne. A entidade observou que o percentual de contaminação está em acima de 70% nas faixas etárias de 20-59 anos nos últimos meses. Este público seria o que mais circularia nas cidades, por causa do cotidiano de trabalho. A associação recomenda que seja feita uma campanha de testagem contra o novo coronavírus para o grupo, por meio de parcerias com instituições privadas. A segunda atuação seria o monitoramento de casos positivos isolados, a fim de garantir que há o cumprimento da quarentena. A meta de checagem teria que ser de 10% do total de contaminados diariamente. E também pede que os confirmados sejam orientados, de acordo com o agravamento da doença, para evitar hospitalizações tardias.

É pedido que se efetue uma campanha institucional de conscientização para o cumprimento dos protocolos obrigatórios e variáveis do Sistema 3As, além de fiscalização em todos os serviços. Por último, que sejam determinadas novas medidas restritivas e obrigatórias, como o isolamento das áreas públicas de lazer com fechamento de praças e brinquedos; a entrada permitida nos restaurantes até as 22h e fechamento do estabelecimento até as 23h59min; a proibição de música ao vivo, em estabelecimentos fechados ou abertos; e permitir no máximo de 100 pessoas na realização de eventos corporativos e demais eventos somente mediante autorização do comitê técnico regional da serra. As regras valeriam por no mínimo 15 dias.

A Amesne afirma que cada prefeitura possui autonomia para elaboração do seu documento. A orientação é que cada gestor municipal analise junto a Procuradoria do seu Município, de forma a respeitar os decretos municipais anteriores e também os normativos vigentes.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais