Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conheça os risco da automedicação

por Taliane Radaelli

Farmacêutica alerta sobre a possibilidade de vícios, intoxicação e reações alérgicas

Foto: Divulgação

Todo mundo tem, em algum lugar da casa, aquela caixinha cheia de comprimidos e medicamentos que são normalmente utilizados para aliviar algum desconforto leve que possa aparecer. Essa prática é bastante comum, porém, nada indicada. Como nos explica a farmacêutica Amanda Garbin, a automedicação pode trazer sérios riscos à saúde.

Segundo ela, o medicamento pode, em um primeiro momento, alcançar o objetivo de diminuir os sintomas, porém, dependendo do caso ele estará mascarando alguma doença e atrasando o diagnóstico. Além disso, existe o risco de intoxicação, reação alérgica e vício. Em algumas situações, um remédio acaba cortando o efeito de outra medicação que já estava no organismo do paciente. Ainda existem medicações que se equivalem e não devem ser tomadas juntas. 

O problema não está, apenas, em ingerir medicamentos, explica a farmacêutica, mas também, na falta de conhecimento sobre a quantidade e o tempo correto para um tratamento. As indicações de familiares e amigos também não devem ser seguidas. Apenas um profissional da saúde saberá passar o tratamento de forma correta para que não hajam prejuízos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais