Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tendinite: Causas, diagnósticos e tratamento

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Para falar sobre o assunto a Tua Rádio Alvorada conversou com o Doutor Lucas Marins

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/ Internet

O programa Temática recebeu no quadro Saúde e Bem Estar desta semana o Dr. Lucas Martins, especialista em cirurgias da mão, punho e microcirurgias. O assunto, desta vez, foi a tendinite. Como explica Lucas, esta é uma doença que afeta os tendões (estrutura que liga o músculo ao osso), e está ligada, principalmente, aos movimentos repetitivos que, segundo ele, podem ou não fazer parte de alguma atividade considerada pesada. A parte do corpo mais propensa a ser afetada pela doença é a mão, exatamente pelo fato de exercer grande parte das atividades repetitivas.  

O doutor ainda explica que os sintomas aparecem em forma de dor na região afetada, normalmente durante uma atividade ou no horário de descanso. O diagnóstico, na maioria dos casos, é realizado através de exames clínicos e de imagem, como ultrassonografia e ressonância. Segundo Lucas, é importante que o paciente receba o diagnóstico no estágio inicial da doença, não permitindo assim o avanço para o estágio crônico.

O tratamento é feito, normalmente, através de medicamentos, fisioterapia e mudança de atividade e em alguns casos com cirurgia. Após o tratamento, é preciso ficar atento, já que existe a possibilidade de a tendinite voltar a afetar o paciente, principalmente se ele continuar exercendo os mesmos exercícios. Para prevenir a doença, o ideal é o rodízio de atividades, medida que, segundo Lucas, já está sendo utilizada em algumas empresas.

A entrevista completa com Lucas Martins está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais