Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

CPI dos Medicamentos realiza visitas técnicas em hospitais da Serra

por Pablo Ribeiro

Em Caxias do Sul, a visita se dará nesta quinta (05/08), nos hospitais Geral e Pompéia, as 15h e 16h30, respectivamente

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o aumento de preços de medicamentos utilizados no tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul realiza, nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/08), visitas técnicas a hospitais da serra gaúcha. Em Caxias do Sul, a visita se dará nesta quinta, nos hospitais Geral e Pompéia, as 15h e 16h30, respectivamente. Durante a manhã, será visitado o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. Ao final da tarde, o Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha. Já na sexta-feira pela manhã, será a vez do Hospital Nossa Senhora de Oliveira, de Vacaria.

A CPI, que é presidida pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM), vem desde abril deste ano ouvindo gestores de instituições de saúde do interior e da capital. Em 31 de maio, foram ouvidos os representantes dos hospitais de Caxias que serão visitados nesta quinta. Os depoimentos apontaram para o desequilíbrio econômico-financeiro dos hospitais durante a pandemia.

À época, o diretor financeiro do Hospital Pompéia, Diego Berenstein afirmou que a instituição enfrentou aumento exagerado de preços, especialmente, de anestésicos, relaxantes neuromusculares e de luvas de látex. Berenstein afirmou que o medicamento Atracúrio teve uma variação de 126% e a Morfina de 529%, em um ano. Para evitar o desabastecimento, a instituição recorreu à importação de medicamentos da Argentina e da Índia.

No Hospital Geral, as dificuldades são semelhantes. O diretor-geral Sandro Junqueira disse que, em nenhum momento os estoques de itens do kit intubação chegaram a acabar totalmente, mas que foi preciso fazer empréstimos com outros hospitais para garantir o atendimento. Junqueira revelou também que a instituição registrou um déficit de R$ 1 milhão nos dois meses anteriores ao depoimento.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o presidente da CPI, deputado Dr. Thiago Duarte falou sobre a sua avaliação do andamento da comissão. O deputado também afirmou que representantes de 38 empresas fornecedoras de medicamentos e insumos já foram chamados para depor na CPI. Ouça AQUI.

Confira o roteiro de visitas da CPI:

Quinta-feira, 05/08:

09h30: Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves;

15h: Hospital Geral, em Caxias do Sul;

16h30: Hospital Pompéia, em Caxias do Sul;

18h: Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha;

Sexta-Feira, 06/08:

08h30: Hospital Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria;

11h: Ibiraiaras;

14h30: Parai;

15h30: Nova Araçá.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais