Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vigilância confirma existência do mosquito Aedes aegypti em São Marcos

por Ivan Sgarabotto

Larvas do mosquito foram encontradas em uma armadilha montada pela equipe de Vigilância Ambiental

Foto: Divulgação

A Vigilância em Saúde de São Marcos informa a confirmação da existência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no município serrano.

Em ações de rotina da equipe de Vigilância Ambiental, foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti em armadilhas confeccionadas com pneus cortados ao meio tendo no seu interior uma certa quantidade de água parada.

O objetivo da ação é de proporcionar um ambiente favorável para o criadouro do mosquito e, dessa forma, poder intervir o mais breve possível no controle do vetor.

Em São Marcos, são 36 armadilhas instaladas em diversos pontos da cidade e as mesmas são monitoradas semanalmente. Quando há presença de larvas ou pupas, estas são coletadas e enviadas ao LACEN/RS - Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

A primeira amostra positiva para Aedes em 2018 foi coletada dia 14/03/2018, na Rua dos Motoristas nº 40, Centro, armadilha número 18, e a segunda amostra coletada dia 21/03/2018, no endereço Estrada Federal BR 116, Km 114, n° 1223, Industrial, armadilha número 06.

Quando encontrado Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental trabalha com um raio de 300 metros ao redor do foco, atingindo residências, comércios e outros.

Tendo em vista a importância de controlar esse foco, é pedido a colaboração para que permitam vistoriar suas propriedades. A equipe de campo é composta por três agentes os quais se identificam com coletes e crachás.

Também é solicitada a colaboração da população para que não deixe água parada ou nada que possa servir de criadouro para o mosquito; seja no ambiente de trabalho, residência, locais públicos, lazer entre outros.

Seguem algumas dicas para acabar com o Aedes:

A Vigilância continua com suas ações de enfrentamento como armadilhas, pontos estratégicos e verificação de denúncias.

Se cada um fizer a sua parte, teremos ações eficazes e a população livre das doenças transmitidas por este vetor.

Ao verificar qualquer sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima.

Dúvidas, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (54) 3291-6428 ou na Secretaria de Saúde, 2º andar, sala 37 nos horários: 8h-12h e 13h30-17h30.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais