Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Além de drive-thru, sete UBSs de Caxias do Sul estão disponíveis para vacinação de idosos com mais de 78 anos nesta quarta-feira

por Isadora Helena Martins

Vacinação no drive-thru inicia às 9h e, nas UBS, vai das 14h às 20h30min; imunização encerra quando esgotarem as doses

Foto: Divulgação / Rodrigo Rossi

A vacinação de idosos de 78 anos ou mais prossegue nesta quarta-feira (03/03) de duas formas: drive-thru e em Unidades Básicas de Saúde. A mudança foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul após longas filas e transtornos registrados nesta terça-feira (02) apenas com o drive-thru.

Nesta quarta-feira, pela manhã haverá drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva com início às 9h, seguindo até esgotarem as doses. Na parte da tarde, das 14h às 20h30min, sete UBSs estarão abertas para aplicação da vacina contra a covid-19: Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário. A vacinação ocorrerá enquanto houver disponibilidade de doses.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garante que os idosos dessa faixa etária que não puderem ir se vacinar serão imunizados em outra oportunidade, de acordo com o recebimento de novas doses.

Nesta terça-feira, foram vacinados 2,4 mil idosos no drive-thru nos Pavilhões. O trabalho iniciou com 10 equipes vacinadoras e, para dar agilidade às filas de carros, por volta do meio-dia o quadro já havia sido ampliado para 26 equipes. Além disso, a Fiscalização de Trânsito atuou de forma conjunta com a SMS, orientando a população nos acessos aos Pavilhões e encerrando as filas junto à rótula da Ludovico Cavinato com a Perimetral. Na avaliação da SMS, o grande movimento registrado pela manhã é consequência da apreensão dos caxienses em relação ao aumento de internações em UTIs e do número de óbitos por covid-19, bem como do temor da população de que não haja doses disponíveis para todos. A Secretaria da Saúde reafirma, no entanto, que aqueles que não conseguirem se vacinar nesta quarta-feira terão outra oportunidade quando o município dispuser de novas doses.

Os portões dos Pavilhões foram fechados e a vacinação encerrada às 17h, conforme o previsto, e todos que aguardavam foram imunizados. Nesta etapa, a Secretaria optou por realizar o drive-thru apenas nos Pavilhões da Festa da Uva em função da previsão de forte chuva para a semana, o que dificultaria o trabalho na Rua Plácido de Castro (junto à Maesa). Isso não inviabiliza que mais locais sejam definidos em etapas posteriores e que estratégias de vacinação diferentes sejam definidas.

A SMS destaca ainda que a vacinação será ampliada progressivamente, seguindo critérios do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, à medida que chegarem novos lotes de vacina.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais