Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Nenhum foco do mosquito do Aedes aegypti é identificado pela LIRAa em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Agentes de Endemias visitaram 6.254 domicílios da cidade

Foto: Andressa Gallo

A Secretaria da Saúde – Vigilância Ambiental de Caxias do Sul, não identificou nenhum foco do mosquito do Aedes aegypti no Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa), realizado de 24 a 29 de outubro, no Município.

Durante o LIRAa, foram visitados 6.254 domicílios, coletadas 45 amostras, 276 larvas, 27 pupas e quatro mosquitos adultos. Contudo, a análise laboratorial não identificou nenhum mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya ou zika vírus.

O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde que busca orientar as ações de controle da dengue priorizando as áreas infestadas pelo mosquito transmissor da doença. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, será analisado se há necessidade de redimensionar as ações de campo com relação ao controle do mosquito.

Dados sobre o Aedes aegypti em Caxias do Sul:

Neste ano, já foram identificados 10 focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus no Município. As larvas estavam nos bairros Centro (1), Cidade Nova (3), Jardim América (1), Pioneiro (2), São Pelegrino (1), Fátima Baixo (1) e Marechal Floriano (1).

Além disso, foram confirmados seis casos de dengue, dois de febre chikungunya – todos importados – e um de zika vírus, este último contraído no Município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais