Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Diocese de Caxias do Sul conclui fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023

por Clayton Camargo

Missa na Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila, no domingo, 03 de julho, quando a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, irá marcar a entrega do documento final ao bispo, que fará o encaminhamento à CNBB

Foto: Felipe Padilha

Iniciada em 17 de outubro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 já tem data para ser concluída, na Diocese de Caxias do Sul. No próximo domingo, 03 de julho, quando a Igreja no Brasil recorda a Solenidade de São Pedro e São Paulo, às 19h, será celebrada a Missa na Catedral Diocesana, presidida por Dom José Gislon. O ato marca a entrega do documento final ao bispo diocesano que fará o encaminhamento à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável por reunir as sínteses de todas as dioceses brasileiras e enviar à etapa continental.

A Coordenação de Pastoral e a Equipe Diocesana do Sínodo apresentaram, na véspera do Natal do Senhor, em 24 de dezembro de 2021, a versão prévia da síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Depois, a Diocese abriu novo prazo para o envio de novas contribuições, até o dia 30 de maio de 2022. No sábado, 25 de junho, o grupo novamente se reuniu para finalizar o documento, conforme as orientações da CNBB. O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

O documento, de 11 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas e culturais. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul, totalizando 5 mil pessoas alcançadas.

O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”. Sínodo, portanto é "caminhar juntos" e este Sínodo quer ouvir toda a Igreja e a sociedade.

Na fase diocesana foram respondidos formulários com a seguinte questão fundamental: uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?.

A Missa de conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021 - 2023 terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila e da Diocese de Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais