Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Sempre é tempo de ouvir e entender o chamado para a vocação religiosa

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio

Matheus Fernandes da Silva estuda para se tornar frade capuchinho
Foto: Taliane Radaelli/Tua Rádio Alvorada

Quais as motivações que eu tenho dentro de mim? Essa foi a pergunta que Matheus Fernandes da Silva conseguiu responder a si mesmo, e que o levou a experimentar a vida religiosa. O marauense embarca, nesta semana, para o Tangará da Serra, no Mato Grosso, para realizar o Postulado II – etapa que antecede o ingresso no Noviciado Capuchinho – realizado no Convento São Boaventura de Marau. Serão sete meses de acompanhamento onde ele, e outros vocacionados, são orientados sobre a vida franciscano-capuchinha.

Matheus, que é advogado por formação e já foi presidente da Câmara de Vereadores de Marau, é um exemplo de que o despertar para a vida religiosa pode chegar a qualquer momento em nossas vidas. Basta, segundo ele, saber escutar. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Matheus revelou que as inquietudes que sentia sobre a sua vocação o levaram a experimentar a vivência franciscana. A decisão, conta ele, é algo silencioso. A vocação é um chamado individual mas a ação visa o bem coletivo, afirma.

“Não me arrependo de nada”, conta Matheus, ao avaliar o período em que atuou na vida política de Marau. Ele foi vereador eleito em 2012 e presidiu o Poder Legislativo em duas ocasiões. A exemplo dos estudos em Direito, concluídos em 2015, afirma ter sido um tempo de muito aprendizado e que tudo contribuiu para sua decisão de ingressar na Fraternidade Capuchinha e tudo é bagagem para a missão que tem pela frente.

ANIMAÇÃO VOCACIONAL

Os frades capuchinhos no Rio Grande do Sul possuem o projeto de Animação Vocacional que auxilia jovens e adultos que se sentem atraídos pela vivência franciscana. O projeto é uma forma de apoio para as pessoas que decidem experimentar a vocação religiosa, seja na juventude, seja uma vocação adulta. O setor de animação vocacional, coordenado pelo Frei Laércio Duminelli da Luz, tem como proposta criar uma cultura vocacional, ou seja, um ambiente mais propício para o despertar de novas vocações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais