Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Catedral de Caxias do Sul amplia número de celebrações na Semana Santa

por Isadora Helena Martins

Presença de fiéis é limitada a 30 pessoas. Missas também terão transmissão pelas redes sociais da Catedral e da Diocese de Caxias do Sul.

Foto: Divulgação / Pascom Catedral

Com o objetivo de garantir que os fiéis possam acompanhar as celebrações da Semana Santa, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado e pela Diocese de Caxias do Sul, a Catedral irá ampliar o número de missas a partir deste final de semana.

A medida atende às orientações do bispo diocesano, dom José Gislon, que autoriza a presença de fiéis nas celebrações, em número limitado de, no máximo, 30 pessoas, no Domingo de Ramos e nos demais dias que antecedem a Páscoa da Ressurreição.

No Domingo de Ramos, celebrado em toda a Igreja nos dias 27 e 28 de março, a Catedral de Caxias do Sul terá missas no sábado, às 18h, e no domingo, às 9h, 10h, 11h, 17h30min e 19h, sendo esta última presidida pelo bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon. Os fiéis deverão levar seus ramos para serem abençoados e não haverá distribuição na Catedral, de acordo com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também haverá a transmissão das Missas pelo Facebook @catedraldecaxias e redes sociais da @diocesedecaxias.

Os dias que antecedem o Tríduo Pascal, segunda, terça e quarta-feira, 29, 30 e 31 de março, terão a programação normal de Missas na Catedral, ao meio-dia, às 16h e 19h. Já a Quinta-feira Santa, 1º de abril, quando a Igreja celebra a Instituição da Eucaristia, a Missa da Ceia do Senhor será às 19h, presidida pelo bispo, dom José Gislon, com transmissão pelo Facebook da Catedral e da Diocese de Caxias do Sul. Antes de iniciar a Missa, em comunhão com toda a Igreja diocesana, às 19h, serão tocados os sinos em homenagem aos profissionais da saúde e demais trabalhadores da linha de frente na pandemia da Covid-19.

Na Sexta-feira da Paixão, 02 de abril, a programação inicia com a oração da Via Sacra, no interior da Catedral, às 09h. Até o meio-dia haverá padres atendendo as Confissões e, às 15h acontecerá a Celebração da Paixão do Senhor, quando será feita uma prece pelos mortos neste tempo de pandemia, pelos doentes e também pelas famílias enlutadas. O momento será conduzido por dom José Gislon, com transmissão pelas redes sociais.

A programação do Sábado Santo inicia às 09h, com a coleta de alimentos não perecíveis em frente à Catedral, até às 13h. As doações serão encaminhadas ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. Na noite de sábado, a Vigília Pascal, com o anúncio da ressurreição de Jesus, será às 19h, também presidida por dom José Gislon e transmitida pelas redes sociais da Catedral e da Diocese. Já o Domingo de Páscoa também terá Missas em diversos horários, para possibilitar às pessoas a participação: às 9h, 10h, 11h, 17h30min às 19h, também esta última presidida por dom José Gislon.

 

MISSAS E HORÁRIOS:

Domingo de Ramos:

- Dia 27/03 (sábado): 18h

- Dia 28/03 (domingo): 9h, 10h, 11h, 17h30 e 19h*

 

Tríduo Pascal:

- 29/03 (segunda): 12h, 16h e 19h

- 30/03 (terça): 12h, 16h e 19h

- 31/03 (quarta-feira): 12h, 16h e 19h

 

Quinta-feira Santa:

- 1º de abril (quinta-feira): 19h*

 

Sexta-feira da Paixão:

- 02 de abril (sexta-feira): Via Sacra: 9h / Celebração da Paixão do Senhor: 15h*

 

Sábado Santo:

- 03 de abril (sábado): Coleta de Alimentos: 09h às 13h / Missa às 19h*

 

Domingo de Páscoa

- 04 de abril (domingo): 9h, 10h, 11h, 17h30 às 19h*

 

Todas as missas terão com transmissão pelo Facebook @catedraldecaxias.

*Missas presididas pelo bispo diocesano, dom José Gislon, com transmissão pelas redes sociais da @diocesedecaxias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais