Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Liturgia para o Sexto domingo da páscoa

por João Carlos Romanini

“Quem me ama, guardará a minha palavra.”

Foto: Divulgação

ACOLHIDA

Animador: Saudamos e acolhemos a todos os irmãos e irmãs para juntos celebrarmos nossa fé em comunidade. O tempo Pascal está por terminar e Jesus nos anima anunciando a vinda do Espírito Santo. Sempre que estivermos abertos ao Espírito Santo teremos condições de seguir Jesus na construção de um mundo mais justo fraterno e igualitário. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

ATO PENITENCIAL

Animador: Fechados em nós mesmos e por vezes em nossos interesses mesquinhos, ignoramos a Palavra libertadora de Jesus e fechamo-nos à ação renovadora do Espirito Santo. Humildemente coloquemo-nos nas no coração misericordioso de Deus, e peçamos perdão cantando.

GLÓRIA

Animador: Porque o amor de Deus Pai Misericordioso nunca nos abandona, expressamos nossa alegria com o nosso hino de louvor. Cantemos.

LITURGIA DA PALAVRA

Animador: Quem acolhe a palavra de Jesus acolhe seus ensinamentos. Como os Apóstolos, queremos acolher, entender e viver suas palavras que transmitem vida e paz. Acolhamos a Palavra de Deus, cantando.

1ª Leitura: At 15,1-2.22-29

2ª Leitura: Ap 21,10-14.22-23

Evangelho: Jo 14,23-29

Reflexão

            Estamos na semana que precede a Ascensão de Jesus. Até agora acompanhamos a formação das comunidades em torno do Ressuscitado. A primeira leitura de hoje nos relata o primeiro Concílio da Igreja, da Igreja missionária dos primeiros cristãos que se organiza de modo institucional, buscando responder aos desafios pastorais que vão surgindo devido a sua expansão e o aumento do número dos fiéis. A Igreja, comunidade de comunidades, sente a necessidade de algumas normas, procedimentos e orientações contemplando a diversidade cultural, para que não seja uma Igreja excludente, pois Jesus Cristo em sua Misericórdia sem limites, veio para acolher e incluir a todos e não excluir ninguém.

            O Evangelho insiste na centralidade da Palavra de Deus. Acima de qualquer preceito ou tradição humana está a Palavra de Deus, que deve ser guardada no coração. No coração nós guardamos apenas o que amamos. O que guardamos no coração nós não esquecemos jamais. “O que a memória amou, fica eterno”. Assim, a recomendação de Jesus, neste clima de despedida, é que guardemos a sua Palavra que é viva e eficaz, e é a herança mais importante que ele nos deixou. É através dela que ele estará sempre conosco. Quem esqueceu a sua Palavra esqueceu-se dele, e quem dele se esqueceu se esqueceu de Deus.

            É importante dar-nos conta da força da palavra. A palavra pode matar ou edificar. Num mundo inflacionado de tantas palavras vazias, agressivas, odiosas e destrutivas, é imprescindível acolher a recomendação de Jesus: guardar a SUA Palavra de Vida em nosso coração e praticá-la com amor.

“Quem me ama, guardará minha palavra”. Palavras de Jesus aos seus discípulos, válidas para nós, seus seguidores fiéis. Jesus prepara sua partida para junto do Pai, mas garante a todos os seus discípulos que não ficarão sozinhos. O Espírito Santo virá para orientar e animar os cristãos. Tenhamos sempre presente a necessidade de pôr em prática os ensinamentos de Jesus, sendo uma Igreja acolhedora, formadora e missionária, “uma Igreja em saída”, que vai ao encontro de todos, especialmente dos que sofrem e são esquecidos e excluídos.

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Façamos as nossas preces e após cada uma delas, peçamos: Senhor, enviai o vosso Espírito!

  1. Pelo Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, pelos consagrados e consagradas, para que, guiados pelas palavras de Jesus, orientem o povo na promoção da paz e da fraternidade. Peçamos.
  2. Para que, dóceis ao Espírito Santo e ao clamor do povo, os governantes possibilitem ao povo trilhar o caminho da libertação, da participação e da superação das adversidades. Peçamos.
  3. Por todos os irmãos e irmãs que deixaram sua terra e partiram em busca de paz e segurança, para que encontrem corações misericordiosos que os acolham e auxiliem em suas necessidades. Peçamos.
  4. Por todos nós, para que saibamos caminhar, guiados pela Luz Divina, dando testemunho da Palavra do Senhor. Peçamos.

OFERTÓRIO

Animador: Jesus em seu imenso amor nos oferece sua Palavra, sua Vida e seu Espírito, Agradecidos, ofereçamos a Ele o nosso coração aberto para acolher estes dons preciosos e leva-los aos nossos irmãos e irmãs. Cantemos.

COMUNHÃO

Animador: Jesus que se fez pão para poder estar sempre conosco, vem a nós para nos orientar em nossas ações como seus seguidores na promoção de um mundo novo. Cantemos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais