Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Bênção dos freis na Praça Dante vira evento oficial de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Projeto foi aprovado nesta terça-feira (22/10), no Legislativo. Agora, segue para análise do Executivo

Foto: Divulgação

A Bênção dos Freis Capuchinhos na Praça Dante Alighieri foi instituída como evento oficial do município, nesta terça-feira (22/10), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O projeto de autoria do vereador Velocino Uez (PDT) foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Uma das justificativas está na tradição da atividade. Ela ocorre desde 2003, quando o frei Renato Zanolla se dirigiu à praça central da cidade, no dia 18 de dezembro, para dar a bênção às pessoas que precisassem do gesto. Essa atitude gerou um evento que existe há 15 anos no coração da cidade e que reúne cerca de 10 mil pessoas. Frades ficam em diversos pontos da praça para transmitir paz à comunidade, chegando a formar filas. Uez comenta que quanto mais ações do bem no espaço menores são as chances de criação de malfeitores.

 A notícia foi bem recebida pelo pároco da Paróquia Imaculada da Conceição, frei Marcelo Carvalho. Ele conta que a Praça Dante é o verdadeiro coração da cidade, onde muitas pessoas passam, tem sua liberdade e na qual os freis realizam a bênção para um público diverso, com outras denominações religiosas.

Neste ano, o evento ocorre no estacionamento da paróquia, no dia 11 dezembro, das 8h às 18h. Caso chova, será efetuado no salão paroquial da igreja. A Catedral Diocesana também vai receber o evento. Essa ação foi tomada após uma negativa da Prefeitura de Caxias do Sul para realizar a bênção na Praça Dante Alighieri. O motivo seria que, devido à iminente realização de atividades, como a Feira do Livro e o Natal, que vão exigir períodos prévios de montagens e adequações, não foi possível ceder o espaço. A ação do executivo ocasionou uma reflexão dos frades. Conforme frei Marcelo, eles trabalham na possibilidade de difundir o evento para as outras paróquias da Ordem Capuchinha.

Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários