Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

10º Simpósio Nacional das Famílias ocorre neste sábado com o tema "Família e Educação"

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O evento ocorre pelo canal no Youtube da Pastoral Familiar e é gratuito

Foto: Divulgação

A Igreja Católica, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), promove neste sábado (23) o 10º Simpósio Nacional das Famílias. Este ano a programação vai ocorrer de forma virtual, no canal do Youtube da Pastoral. O evento ia ocorrer de forma presencial, em Aparecida (SP), mas foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Neste ano, o simpósio tem como tema “Família e Educação” e o lema “…Crescia em Sabedoria, estatura e Graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52). Conforme o Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar de Caxias do Sul, Paulo Poletto, o objetivo é refletir sobre o papel da família enquanto lugar de diálogo e transmissão de valores: “Será uma ocasião muito importante para aprofundar a visão da Igreja de que a família é por excelência o lugar da educação”.

O simpósio vai ocorrer das 8h às 12h e das 14h às 18h, no sábado. A programação inicia com uma conferência da qual participarão os bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, o assessor e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar. Na sequência, haverá a oração do terço, conduzido pelo Regional Sul 2 e com a participação de agentes da Pastoral Familiar das cinco regiões do Brasil.

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom Ricardo Hoepers, partilhará uma palavra introdutória com todos os participantes e conduzirá para o momento de aprofundamentos. A palestra inicial será com o padre Rafael Solano, da arquidiocese de Londrina (PR), pós-doutor em Teologia Moral e Familiar. Ele vai falar sobre o tema central do Simpósio.

Haverá também uma palestra sobre o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, informes do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, testemunhos e momento musical.

A programação terá ainda mesa mediada por Dom Ricardo Hoepers com aprofundamento de temas por especialistas. O coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumman, falará sobre família e violência. A doutora em Teologia, Maria Inês de Castro Millen, oferecerá uma reflexão sobre os valores morais na família. Já o padre Márcio Tadeu falará sobre família e escola. Outras reflexões na mesa serão afetividade e sexualidade e aspectos lúdicos da educação.

Ao final das atividades, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar retorna à programação para interação com os internautas. Logo na sequência, haverá missa ao vivo presidida por Dom Ricardo Hoepers, direto de Rio Grande.

Como destacou Poletto, durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, as palestras também buscam levar mais conhecimento às famílias para que possam investir na educação. “São momentos muito importantes para refletirmos, como família, a nossa responsabilidade que temos como educadores. Então se queremos educar a nossa família precisamos conhecer o que está ao nosso redor”.

Para participar basta acessar o canal da Pastoral Familiar no Youtube. O evento é gratuito.

Confira o vídeo de divulgação AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais