Frei Armindo Festa morre aos 89 anos em Caxias do Sul
Religioso capuchinho dedicou mais de seis décadas à vida sacerdotal, à formação acadêmica e ao serviço pastoral no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Com pesar, a Ordem dos Capuchinhos comunicou o falecimento do confrade Frei Armindo Festa, ocorrido à 0h30 deste domingo (21), na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul, onde residia desde 2022.
O velório acontece na Capela da Casa São Frei Pio, com celebração de despedida marcada para as 16h deste domingo, seguida de sepultamento no Memorial dos Capuchinhos, também em Caxias do Sul.
Natural de Ibiraiaras, filho de José Festa e Rosa Zilli Festa, Frei Armindo ingressou no Seminário de Veranópolis em 1950. Realizou o noviciado em 1955, no Convento de Flores da Cunha, e fez a profissão religiosa na Ordem dos Capuchinhos em 24 de janeiro de 1956, sendo acolhido por Frei Agostinho Bizoto.
Sua formação incluiu estudos no seminário de Ipê, em Marau e no Convento São Geraldo de Ijuí, onde também cursou Filosofia — bacharelado e licenciatura — pela então Faculdade de Filosofia, hoje Unijuí. Entre 1961 e 1965, cursou Teologia no Convento São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre.
Frei Armindo foi ordenado presbítero em 12 de julho de 1964, na Igreja Matriz Santo Antônio, em Porto Alegre, tendo como ordenante Dom Cândido Maria Bampi, bispo auxiliar de Caxias do Sul.
Ao longo de sua trajetória, destacou-se também na educação e na organização pastoral. Foi professor de Filosofia na FAFI de Ijuí, entre 1968 e 1970, e atuou na Diocese de Caçador (SC) como Coordenador da Pastoral Diocesana, de 1971 a 1974. Posteriormente, exerceu a função de Subsecretário da CNBB Sul 4 (Santa Catarina), entre 1974 e 1977.
Comentários