Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

122ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio propõe o cuidado com o meio ambiente diante das mudanças climáticas

por Isadora Helena Martins

Programação inicia em 24 de janeiro e segue até 02 de fevereiro com novena, missas e bênção das máquinas agrícolas

Foto: Divulgação / Gleici Trois

Em 1899, comunidades agrícolas de Farroupilha e região realizaram uma procissão pedindo a Nossa Senhora de Caravaggio a intercessão pela chuva, após seis meses de estiagem e prejuízos nas lavouras.  No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que foi recebida pelo povo como uma graça extraordinária. Assim o padre da época e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento à Nossa Senhora pela graça da chuva. Desde então, vem sendo celebrada a Romaria Votiva.

122 anos depois, a população da Serra Gaúcha e de todo o Estado sofre novamente com a estiagem. Mais de 300 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência devido aos prejuízos em diversos cultivos, bem como pela falta de água para consumo humano e animal. Conforme o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, este cenário é consequência das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo e que clamam por uma mudança de comportamento em relação ao meio ambiente. “Nós estamos enfrentando mudanças climáticas. Na época, foram seis meses de seca. Agora, nós estamos vivendo três anos de declínio da quantidade de chuvas e neste período uma estiagem em diversas partes do Estado. A oração vai nos ajudar e também vai nos conscientizar sobre uma mudança de comportamento necessária. Tudo está interligado e nós precisamos respeitar mais o nosso maio ambiente”.

O tema da Romaria “Viver a vocação de guardiões da obra de Deus”, também faz o convite para que toda a população se coloque a serviço da proteção de todas as formas de vida. Padre Gilnei explica que as reflexões da Romaria neste ano estão embasadas na Encíclica Laudato si’, documento escrito pelo Papa Francisco em que ele chama todos os cristãos para uma conversão ecológica. “Nesta Romaria Votiva nós buscamos muitos elementos na Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco. Ela é um divisor de águas dentro da doutrina social da Igreja, em que ela fala do aspecto da ecologia no seu todo e nos inclui, porque também fazemos parte disso. E que nós não estamos aqui para administrar, para explorar, mas para guardar, para cuidar, porque cuidar da natureza é cuidar da vida da gente. Então, somos convidados a viver essa vocação de guardiões, de cuidadores da obra de Deus”.

A programação da 122ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio inicia nesta segunda-feira, 24 de janeiro e segue até 02 de fevereiro com celebrações no Santuário que contarão com a presença das comunidades do interior dos municípios da região. Também haverá missas no dia festivo (02/02) com bênção das máquinas agrícolas. Diante do cenário de pandemia, todos os protocolos serão seguidos e não haverá o almoço festivo para evitar aglomerações.  

 

PROGRAMAÇÃO

Missas ocorrem no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio com a presença das comunidades:

24/01, às 20h: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira)

25/01, às 20h: Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)

26/01, às 20h: Paróquia Santo Antônio (Forqueta, Caxias do Sul)

27/01, às 20h: Paróquia São Marcos (Farroupilha)

28/01, às 20h: Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)

29/01, às 18h: Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha)

30/01, às 20h: Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha)

31/01, às 20h: Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha)

01/02, às 20h: Paróquia Sagrado Coração (Farroupilha)

 

Dia festivo: 02 de fevereiro

08h – Santa Missa

09h30min – Santa Missa Solene com bênção às máquinas agrícolas

15h – Santa Missa

17h – Santa Missa

18h - Terço

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais