Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Liturgia para o 4º Domingo do Advento

por João Carlos Romanini

Vem Senhor Jesus, omundo precisa de ti

Foto: Divulgação

QUARTO DOMINGO DO ADVENTO

23 de dezembro de 2018

Vinde, Senhor Jesus, e dai-nos a paz!

(Preparar: Acolhida: mulher grávida acende a vela da coroa do Advento)

ACOLHIDA

    Animador: Queridos irmãos e irmãs, paz e bem! Com a simplicidade e alegria Isabel, queremos acolher Jesus, o Salvador do mundo que Maria nos traz em seu ventre sagrado. Ao acendermos a 4ª vela da coroa do Advento, como Isabel, nos perguntamos: "Como posso merecer que o meu Senhor me venha visitar?". De pé, acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

ATO PENITENCIAL

    Animador: Preparemos nosso coração para acolher Jesus que vem. Ele quer nos presentear com sua paz, sua bondade e seu amor. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai, rezando. Confesso a Deus...

LITURGIA DA PALAVRA

    Animador: É nos pequenos que Jesus se faz presente, devolvendo-lhes a esperança e a paz. Escutemos.

1ª Leitura: Mq 5,1-4a

2ª Leitura: Hb 10,5-10

Evangelho: Lc 1,38-45

REFLEXÃO

- Às vésperas do Natal do Senhor, a liturgia no apresenta Deus que vem pequeno, de um lugar pequeno, da periferia do mundo para engrandecer os pequenos. Ele vem trazendo esperança, e quer que nós também sejamos anunciadores dessa esperança, dirigindo-nos apressadamente ao encontro dos que perderam ou estão perdendo a esperança.

- A proximidade do Natal nos leva a contemplar com os olhos aguçados de esperança àquela que pelo seu SIM a Deus e à humanidade gestou em seu ventre sagrado o Salvador da humanidade. É impossível contemplar o mistério do Filho e não venerar o mistério da Mãe que é “a Bendita entre todas as mulheres”. Como amar de verdade o Redentor do mundo, sem amar aquela que o trouxe até nós em seu santo tabernáculo? Maria, depois da visita do Anjo, vai apressadamente para a região montanhosa, lugar de dificuldade, mas também lugar da manifestação de Deus. Na região montanhosa viviam Isabel e Zacarias, era o lugar que sobrava para os pobres e excluídos morarem. São as periferias, as áreas de risco, os lugares vulneráveis. Isabel e Zacarias foram excluídos da comunidade porque eram de idade avançada e não tinham filhos, por isso, mal vistos e considerados amaldiçoados. Todo aquele que, como Maria, traz Deus dentro do si sente as necessidades de seus irmãos. Pessoas insensíveis às necessidades alheias demonstram que não tem Deus no coração. Com Maria não é assim. Ela sente que a prima precisa de ajuda e vai correndo ao seu encontro. A pressa de Maria mostra que os pobres, os que passam necessidade, não podem esperar. Somente quem traz Deus dentro de si é capaz de gestos tão grandiosos, tão generosos. Como Isabel, acolhamos o abraço de Maria e sintamos o pulsar do coração pleno de amor do seu divino Filho, nosso Salvador.

- Maria é feliz porque acreditou, e quer que nós também sejamos felizes, acreditando, como ela, nas promessas de Deus. Ela é feliz, porque é a serva do Senhor que pôs-se a serviço de Isabel e de toda a humanidade. Simples e pobre, Maria encantou os olhos de Deus. Cheia de graça e beleza, despida de presunção e de cobiça, canta as maravilhas da presença de Deus na história. “A minh’alma engrandece ao Senhor. Exulta meu espírito, em Deus, meu Salvador”! Maria, mulher feliz, ajudai-nos a dizer também o nosso «sim» perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus em todos os corações. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Vivendo intensamente a preparação para o Natal, digamos, após cada invocação: Senhor, ajudai-nos a preparar nosso coração!

1) Natal é união. Para que nossos lares e comunidades sejam acolhedores, peçamos.

2) Natal é doação. Para que nosso gesto concreto neste Natal seja o desprendimento material, transformado em solidariedade, peçamos.

3) Natal é vida. Para que a vida seja valorizada como o maior presente que recebemos, peçamos.

4) Natal é acolhida. Para que, a exemplo de Jesus, acolhamos a todos como irmãos, peçamos.

 

OFERTÓRIO

    Animador: A preparação para o Natal alerta-nos para um tempo de partilha, alegria e paz. Com o pão e o vinho, queremos, a exemplo de Maria, ofertar nosso coração para acolher Jesus, cantando.

 

COMUNHÃO

    Animador: Para habitar conosco, Jesus se fez o Pão da Vida, que agora, recebemos com fé. Aproximemo-nos da Mesa Sagrada, cantando.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais