Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Padre Rudinei Zorzo recebe o título de Cidadão Caxiense

por Ivan Sgarabotto

Rudinei Durante a homenagem, Zorzo recordou de sua infância em Nova Araçá e da decisão de ser padre

Foto: Felipe Padilha

O jovem padre Rudinei Zorzo, 30 anos, celebrou o recebimento do título de Cidadão Caxiense da Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta quinta-feira, 16. Com plenário lotado, a sessão solene foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa, vereador Guilla Sebben/PP. Apresentada pelo parlamentar Rafael Bueno/PCdoB, a homenagem teve aceitação unânime do plenário. Em nome do Legislativo, Bueno fez seu pronunciamento.

O autor da distinção partilhou com a plateia informações sobre a vida de Zorzo. Em seguida, agradeceu pela confiança que o religioso deposita na juventude. "Ao acreditar em Caxias do Sul, você apostou nos jovens da cidade, acolhendo-os, cada um na sua diversidade. Entregamos este titulo de Cidadão Caxiense como reconhecimento e motivação", frisou Rafael.

Antes de o homenageado se manifestar da tribuna da Casa, o integrante da ComMissão Jovem Rodrigo Chernhak leu uma mensagem para Zorzo: "Você é o padre da juventude, um semeador de corações. Você é o cara e a cara da juventude".

Rudinei Zorzo recordou de sua infância em Nova Araçá e da decisão de ser padre. O religioso ressaltou que o trabalho com os jovens não é só de glórias, mas também de situações negativas, muito influenciadas pela falta de confiança de parcela do povo nas novas gerações.  Ele agradeceu a distinção do Legislativo, considerando-a um reconhecimento para o jovem, público a quem direciona seu olhar e seu futuro. "Sonho com uma juventude protagonista de uma sociedade mais humana e justa. Falo de uma juventude unida e reunida: a unidade na diversidade. Por isso, lanço um desafio: vamos botar fé na juventude, nas relações sociais, na família, não importa a crença que se tenha", convidou.

Zorzo também reafirmou o que já havia escrito nas redes sociais, tendo ciência de seu compromisso social: "Não plantei uma árvore, não fiz um filho, não escrevi um livro. Todavia, plantei um sonho no coração da juventude".

Síntese da trajetória do padre Rudinei Zorzo

O padre Rudinei Zorzo nasceu em Nova Araçá/RS, onde trabalhou com os pais na agricultura até os 14 anos. Em 2000, começou sua formação sacerdotal no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Depois de ordenado, desenvolveu projetos na Paróquia Santa Fé. Sempre preocupado e interessado com o público jovem, em 2012, padre Rudinei criou, juntamente com um grupo de jovens da Igreja Católica, a ComMissão Jovem: equipe de comunicadores da Diocese de Caxias do Sul que tem por objetivo divulgar e comunicar as atividades da juventude católica.

Em 2013, Rudinei participou da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, conduzindo um grupo de mais de 200 jovens. Desde o ano passado, é professor de Filosofia e de Ensino Religioso no Colégio São José.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais