Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Comunidade São Romédio celebra 144 anos de fundação com missas, filó e almoço festivo

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

As atividades ocorrem neste final de semana

Foto: Divulgação / Felipe Padilha

A primeira comunidade que se estabeleceu em Caxias do Sul está em festa neste final de semana. Em 2020 a comunidade São Romédio celebra 144 anos da fundação e os 145 da Imigração Italiana.

A devoção a São Romédio veio para Caxias do Sul juntamente com os imigrantes italianos, que fundaram a comunidade em 1876, como explica o diretor administrativo, Juarez Andreis: “As famílias vieram, começaram a construir as suas moradias ali e com o tempo o terreno foi doado pelos imigrantes, onde foram construídos a igreja, o salão e o cemitério. Ali tem uma pedra fundamental onde tem o nome de todas as famílias que participaram da construção da comunidade”.    

Romédio foi um eremita italiano que passou por um processo grande de conversão. Para visitar o bispo de Trento, pediu que um jovem colocasse a sela no cavalo, mas um urso das montanhas italianas havia estraçalhado o animal. Então, Romédio pediu para que o urso fosse selado para lhe servir de meio de transporte e assim este santo é representado.

As comemorações na comunidade iniciaram em 07 de março com a benção dos animais, seguiram com o tríduo e, conforme explica Juarez, as principais atividades ocorrem neste final de semana: “Sábado (14), às 18h30 tem a missa com a procissão do padroeiro, depois tem o filó italiano. No domingo de manhã, às 10h45 tem a missa festiva e às 12h o almoço de confraternização. Faz desde novembro que os festeiros e a comunidade estão envolvidos com essa festa”.  

Para o almoço de domingo, ainda há ingressos à venda ao valor de R$ 48.  O tradicional cardápio italiano conta com sopa de agnolini, lesso, piem, maionese, macarrão, salada verde, churrasco, galeto, pão, vinho, água, refrigerante de garrafa e café com biscoito. Os interessados podem entrar em contato com Juarez pelo telefone (54) 9 9974-0822.

A comunidade é uma das 11 que compõem a Paróquia Santos Apóstolos, rede de comunidades da Zona Sul da cidade de Caxias do Sul. No templo, localizado na rua Francisco Pezzi, nas proximidades da BR-116, bairro Panazzolo, são celebradas missas aos sábados, sempre às 18h30.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais