Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
Música e Informação
20:00:00
 
 

Calendário Antoniano 2017 é distribuído através de sete mil zeladoras de todo o Brasil

por Ivan Sgarabotto

Publicação é um instrumento a serviço das vocações

Foto: Moacir Molon

A Associação Antoniana está disponibilizando o Calendário Antoniano 2017, a tradicional “folhinha de Santo Antônio”, para os associados em mais de 20 Estados brasileiros. O calendário é enviado para mais de sete mil zeladoras e ajudantes, que por sua vez são os responsáveis pela entrega para dezenas de milhares de famílias. A maior concentração de associados da entidade encontra-se nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Cada membro da Associação Antoniana contribui com R$ 10,00 (no ano de 2017), recebendo, como brinde o Calendário Antoniano. Também, como gesto de gratidão, cada associado e sua família são incluídos nas intenções de 2.400 missas celebradas durante o próximo ano, nos conventos e casas formativas da Província dos Capuchinhos do RS.

A publicação, produzida pela Editora São Miguel, circula ininterruptamente há 64 anos, tendo como marca de ser um “instrumento a serviço das vocações”. Na edição 2017, uma imagem de Santo Antônio, esculpida e pintada no século XVIII, ilustra a capa do calendário, que tem como destaque tradicional, os santos de cada dia, as indicações litúrgicas dos domingos e festas da Igreja e fases da lua. Além de Santo Antônio, ilustram as oito páginas do Calendário Antoniano, fotos que remetem ao tema da Campanha da Fraternidade 2017, através do lema “Cultivar e guardar a criação”, - e à presença e à missão dos frades Capuchinhos do Rio Grande do Sul (obras sociais, missões populares e romaria de Frei Salvador Pinzetta), além de temas vocacionais e franciscanos, lugares bíblicos e belezas naturais. 

Os/as zeladores/as e ajudantes recebem como brinde, em 2017, o exemplar de Caderno de Receitas (258 páginas) com receitas culinárias diversas, todas enviadas pelas próprias zeladoras e selecionadas pela equipe da Associação Antoniana. Conforme frei Álvaro Morés, diretor da Associação Antoniana, o objetivo do caderno é “manter viva a memória de quem, com amor e generosidade, sabe se doar para propagar a devoção a Santo Antônio, auxiliar na animação vocacional e na formação de novos sacerdotes e missionários”.

A Associação Antoniana nasceu junto à Basílica de Santo Antônio, em Pádua, na Itália, em 1875, com a finalidade de difundir e manter viva a devoção a Santo Antônio e colaborar na formação de religiosos e sacerdotes. Após atuar durante várias décadas servindo, desde a Itália, aos imigrantes e devotos do Rio Grande do Sul, a partir da Segunda Guerra Mundial teve dificuldades de manter contatos e fluxo de correspondência. Assim, para suprir essa lacuna, em 1951, a Província dos Capuchinhos do RS criou a Associação Antoniana autônoma, para fortalecer e consolidar as finalidades vocacionais locais e estimular a devoção a Santo Antônio no Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais